Ícone do site GuiadoCFTV

Ciberinimigos? Roteadores domésticos são afetados, em média, por 53 vulnerabilidades

Listen to this article

Ciberinimigos? Roteadores domésticos são afetados, em média, por 53 vulnerabilidades

As redes sem fio residenciais estão mais vulneráveis do que se pensa. De acordo com um estudo do alemão Fraunhofer Institute, os roteadores domésticos não só possuem falhas de segurança, como são afetados por vulnerabilidades conhecidas. A pesquisa aponta que a proteção dos usuários não é uma das prioridades dos fabricantes. Isso porque até o mais “seguro” dos dispositivos avaliados apresentou 21 vulnerabilidades consideradas críticas (CVE, na sigla em inglês).

Ao mesmo tempo em que as pessoas cometem erros comuns na hora de configurar o aparelho, eles não são as fontes primárias da falta de segurança. As atualizações do dispositivo e a versão do sistema operacional são algumas das principais causas para os aparelhos apresentarem falhas de segurança antes mesmo de serem ligados pela primeira vez.

Como melhorar a segurança doméstica?

Algumas atitudes simples podem ser tomadas para dificultar os ciberataques. Mudar o nome padrão da rede doméstica, criar uma senha considerada forte e desligar a conexão a sair de casa está entre os exemplos.

Instalar o roteador no meio de casa e longe das janelas também impedirá que o sinal seja interceptado por pessoas com intenções maliciosas. Desabilitar o acesso remoto e manter o software do seu aparelho atualizado também são ações recomendadas, bem como utilizar um firewall e melhorar a proteção dos dispositivos conectados a sua rede doméstica.

Thiago Souza, responsável pela operação brasileira da Allot, fornecedora de soluções de inteligência e segurança de rede para provedores de serviços, explica que a as falhas de segurança nos roteadores representam uma oportunidade para as operadoras de banda larga fixa e móvel, que podem adotar soluções de segurança direto na rede.

“Com a tecnologia de suporte correta, as empresas do setor podem diferenciar suas ofertas e aumentar as receitas implementando recursos avançados de segurança e um conjunto atraente de serviços para proteger os clientes. A segurança baseada em rede interrompe as ameaças antes que elas cheguem aos roteadores dos usuários. Como a proteção é executada na rede, nenhum download é necessário, e ela é compatível com qualquer dispositivo e sistema operacional, além de estar sempre atualizada para enfrentar as ameaças mais recentes”, conclui.

origem: 33giga

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile