Ícone do site GuiadoCFTV

Vazamentos de dados reforçam a importância da segurança da informação

Listen to this article

Vazamentos de dados reforçam a importância da segurança da informação

A proteção de dados é essencial para todas as empresas, independentemente de seu domínio ou porte.

O recente vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros acendeu uma luz amarela para essa questão, agravada com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê multas pesadas para empresas cujas práticas não estão de acordo com as regras.

Para Gustavo Mendes, especialista em cibersegurança e sales engineer da Adistec Brasil, um acontecimento como o megavazamento de dados pode trazer vários prejuízos para as empresas.

“A falta de cuidado com os dados e conhecimento sobre a Lei transmitem para o mercado e para seus clientes uma negligência da forma como estes dados estão sendo tratados, o que pode gerar uma má reputação para a empresa. Consequentemente, isso pode ocasionar perda de fatores cruciais que podem comprometer seriamente a operação da companhia, seja ela de pequeno, médio ou de grande porte, como parcerias importantes, investidores, investimentos e oportunidades de negócios”, alerta o especialista.

A cibersegurança é, em resposta, um mercado crescente, principalmente porque grande parte dos serviços, sociais ou empresariais estão hospedados em nuvem, junto com as informações mais valiosas.

Não investir na área de tecnologia de segurança está se mostrando, cada vez mais, uma decisão errônea. Independentemente da atividade-fim, as empresas precisam proteger os seus dados e o de seus clientes, ou o dano à imagem da empresa, entre outros, poderá ser muito maior do que o investimento em segurança necessário.

“Hoje, as informações e dados pessoais de qualquer empresa podem estar disponíveis na internet e serem usados por criminosos em diversos tipos de fraudes. É preciso se precaver e contar com o apoio de recursos tecnológicos que conseguem monitorar e dar maior visibilidade para empresas e pessoas sobre seus dados, o que exige o envolvimento e comprometimento de todos, do C-Level aos demais colaboradores”, finaliza Mendes.

origem: https://revistasegurancaeletronica.com.br/vazamentos-de-dados-reforcam-a-importancia-da-seguranca-da-informacao/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sair da versão mobile