Ícone do site GuiadoCFTV

6 maneiras de comemorar a vacinação sem ter sua identidade roubada

Listen to this article

Pessoas que publicam seus certificados de vacinação contra Covid-19 na internet, correm risco de expor seus dados pessoais a golpes e roubos de dados por cibercriminosos.

À medida que aumenta a distribuição da vacina contra Covid-19 em certas partes do mundo, um número cada vez maior de pessoas está publicando imagens de seus cartões ou certificados de vacinação na internet. É uma forma de comemorar, mas, infelizmente, às vezes também pode expor as pessoas a fraudes e roubo de identidade.

“Publicar fotos do certificado de vacinação nas redes sociais pode parecer uma forma de comemorar um marco importante, um otimismo para que chegue ao fim as difíceis experiências com a pandemia, desde o ano passado”, diz Christopher Budd, Gerente Sênior de Comunicações de Ameaças Globais da Avast.

“Também pode parecer uma boa maneira de encorajar outras pessoas, que possam estar indecisas com relação às vacinas. Mas tirar uma foto do certificado real de vacinação e publicá-lo não é a melhor maneira de celebrar esse momento, podendo aumentar os riscos de roubo de identidade”, comenta.

Christopher Budd alerta que o nome completo e a data de nascimento são potencialmente suficientes para que alguém tente iniciar uma tentativa de roubo de identidade contra a vítima, especialmente se puder combinar esses dados com outras informações pessoais que podem estar publicamente disponíveis em registros públicos ou nas mídias sociais.

“Além disso, as informações específicas sobre a vacina, a data de vacinação e quem a administra podem permitir que alguém tente obter acesso a dados confidenciais de saúde, fingindo ser uma pessoa confiável que liga para ‘verificar algo’”, explica.

Mesmo que todos os dados no certificado sejam informações que os criminosos possam obter em outro lugar, não há necessidade de tornar esse trabalho mais fácil para eles. O problema com os golpistas é o seguinte: eles estão sempre procurando uma nova maneira de acessar um sistema, para obter vantagens.

Mas isso não significa que não queremos que a vacinação seja celebrada publicamente! Ser vacinado é uma ocasião importante e se as pessoas querem compartilhar este momento com o mundo, não há nada de errado com isso. A seguir, confira seis maneiras recomendadas pela Avast para fazer isso com segurança:

  1. Tire uma foto da própria vacinação: tire uma foto do profissional de saúde inserindo a agulha (com a permissão do profissional, é claro). Publique-a no Facebook, compartilhe-a em seus Stories, tweet isso, carregue a foto na internet.

  1. Tire uma selfie do seu curativo: espere até chegar em casa, vista algo que gostaria para uma foto e tire uma selfie do seu curativo. Inclua uma legenda pequena na publicação.

  1. Tire uma foto na área externa do local de vacinação: no local que você for vacinado, peça para alguém tirar a sua foto do lado de fora. Então, você estará realizando uma dupla função: a de divulgar o local da sua região que está fazendo esse importante trabalho, e a de comemorar a sua vacinação.

  1. Poste um vídeo seu celebrando: todos nós já estamos em nossas casas há mais de um ano. Celebrar esse momento com um vídeo também pode ser uma boa forma de colocar essa energia para fora.

  1. Oculte todas as informações pessoais: se você realmente deseja compartilhar o seu certificado de vacinação e simplesmente acredita que não há outra opção de expressar a sua alegria nas redes sociais, cubra com o dedo todas as informações pertinentes. Não rabisque os dados do certificado com uma ferramenta de edição de imagem do seu dispositivo, pois isto pode ser eliminado com um pouco de conhecimento em software (embora seja melhor não publicar o certificado, de qualquer modo).

  1. Opte apenas por escrever um texto no post, sem imagem: para aqueles que estão muito entusiasmados, nada como expressar os “sentimentos” com um texto destacado nas cores de sua preferência. Compartilhe os seus sentimentos! Afinal, estamos lidando com muitas dificuldades da pandemia..

origem: https://www.avast.com/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sair da versão mobile