Ícone do site GuiadoCFTV

Microsoft fecha acordo com a Novell para apoiar Linux

Listen to this article

Com a nova parceria, Microsoft e Novell esperam que mais empresas venham a rodar Windows e Linux juntos, sem o risco de sofrer colapsos de sistema.

SAN FRANCISCO, EUA – Adversárias de longa data, Microsoft e Novell firmaram uma trégua tecnológica que promete facilitar a integração do sistema operacional Windows, ainda dominante, com o cada vez mais popular sistema aberto Linux.

O acordo, anunciado nesta quinta-feira, tem implicações importantes para o mundo dos negócios, da tecnologia e nos tribunais.

“Isto ergue uma ponte importante de propriedade intelectual entre as faces proprietária e open source do software”, disse o advogado da Microsoft, Brad Smith.

Sob os termos da parceria, a equipe de vendas da Microsoft oferecerá a seus clientes corporativos a oportunidade de licenciar o sistema operacional Windows, dentro de um pacote que incluirá manutenção e apoio técnico para a plataforma Suse Linux da Novell.

A Novell se vale, principalmente, das taxas de assistência técnica para ganhar dinheiro com o software Linux, que é desenvolvido por uma comunidade internacional de criadores que não são funcionários de nenhuma companhia específica e compartilham código gratuitamente.

Trabalhando juntas, Microsoft e Novell esperam que mais empresas venham a rodar Windows e Linux juntos, sem colapsos de sistema.

As duas empresas também esperam melhorara a interação entre o pacote de programas Office, da Microsoft, e a alternativa gratuita, o OpenOffice. Esta parece ser a única parte do acordo com impacto sobre o usuário final.

Para encorajar mais empresas a abraçar a plataforma Novell, a Microsoft compromete-se a não exercer seus direitos de patente sobre partes de sua tecnologia que venham a ser integradas ao Suse Linux.

Fonte: Estadão

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile