Ícone do site GuiadoCFTV

5G já é uma realidade no Brasil

Listen to this article

5G já é uma realidade no Brasil

Velocidades de download e navegação dezenas de vezes mais rápidas do que a rede atual, conectividade ampla e latência baixíssima. A promessa do 5G parece algo vindo do futuro, uma tecnologia que ainda vai demorar para chegar – mas isso não é verdade, já que todas as operadoras já começaram seus testes no Brasil, e experimentar essa novidade é só uma questão de estar no lugar certo, com o telefone celular e acessórios certos.

A rigor, a tecnologia 5G só chega oficialmente ao Brasil depois do leilão das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso só deve acontecer em maio ou junho de 2021.

Porém, várias operadoras de telefonia estão realizando testes com a conexão de nova geração de rede celular em outras faixas do espectro – e a ultra velocidade já pode ser experimentada em algumas cidades do Brasil.

Para isso, as empresas lançaram suas redes 5G dentro das frequências existentes, baseadas em uma tecnologia chamada DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês). Assim é possível compartilhar, de forma dinâmica, o espectro 3G e 4G não utilizado para prestar o serviço 5G.

Brasília é a cidade mais “coberta” por enquanto. Todas as quatro principais operadoras do Brasil – TimVivoClaro Oi – lançaram testes de 5G DSS na capital federal.

Naturalmente, São Paulo e Rio de Janeiro também possuem pontos com ultra velocidade, bem como Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Belém, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, São Luís, Rio Verde (GO), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP) e São Caetano do Sul (SP).

origem: https://olhardigital.com.br/2021/02/08/moto-lounge/5g-ja-e-uma-realidade-no-brasil/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile