Ícone do site GuiadoCFTV

Wi-Fi de energia: carregador recarrega celular a 3 metros de distância

Listen to this article

Tecnologia da Motorola aceita até quatro aparelhos simultâneos.

Primeiro vieram os carregadores com fio. Depois, a indústria criou carregadores por indução. Nesta quarta (08), a Motorola deu um passo além ao apresentar a nova geração do carregador que reabastece a energia de celulares a até 3 metros de distância. Sim, o envio de energia ocorre pelo ar.

Uma demonstração em vídeo da tecnologia em operação foi compartilhada pela fabricante na rede social Weibo e mostra a evolução da ideia. A empresa já havia demonstrado projeto parecido na CES 2021, a feira de eletrônicos de Las Vegas, mas numa versão menos poderosa.

A tecnologia de carregamento sem fio aplicada pela Motorola no protótipo é parecida com soluções similares que Xiaomi e Oppo também desenvolvem. O carregador funciona com uma tecnologia que se assemelha à forma como redes de comunicação sem fio – como o Wi-Fi e o Bluetooth – só que em vez de trocar informações, permite que o aparelho absorva a energia e reestabeleça a carga da bateria.

Segundo a Motorola, o acessório pode enviar essa energia para aparelhos que estejam dentro de um cone de 100 graus da base. Caso você tenha carregador do tipo e um celulares compatível, poderia recarregá-lo automaticamente sempre que entrasse dentro da área de cobertura: até 3 metros de distância e dentro dos 100 graus estimados pela marca.

Apesar das demonstrações da tecnologia, há algumas questões em aberto para que se torne viável comercialmente: há uma série de limitações referentes ao que entidades regulatórias estabelecem para transmissão de energia sem fio em diferentes mercados e, além disso, o uso de um indutor de carga dessa natureza será sempre a forma mais ineficiente de recarregar a bateria do seu celular.

Outro fator que pode complicar a popularização da tecnologia é a existência de diferentes padrões que não oferecem compatibilidade entre si. Ao contrário de algo como o Bluetooth, que simplesmente funciona independentemente da marca e tipo de dispositivo, a tecnologia de transmissão de energia sem fio hoje é desenvolvida por diferentes fabricantes, cada qual usando uma solução incompatível com as demais.

origem: Wi-Fi de energia: carregador recarrega celular a 3 metros de distância | Celular | TechTudo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile