Ícone do site GuiadoCFTV

Estudo revela impressora 3D que imprime painéis flexíveis OLED

Listen to this article

Televisões e monitores com a tecnologia OLED oferecem cores ricas e alta qualidade, mas o preço é um pouco alto em relação a outras tecnologias. Porém, pesquisadores da Universidade de Minnesota estão desenvolvendo uma impressora 3D caseira que pode imprimir os circuitos OLED com baixo custo.

De acordo com um estudo publicado na revista Science Advances na última sexta-feira (7), os pesquisadores estão usando uma impressora 3D que cabe em uma mesa comum.

“Imprimindo” OLED

Normalmente, os painéis de OLED são desenvolvidos em grandes fábricas de empresas como Samsung e LG. Contudo, a pesquisa pode, eventualmente, possibilitar que entusiastas amadores fabriquem suas próprias telas OLED em casa.

“Isso é algo que realmente fabricamos em laboratório, e não é difícil imaginar que você possa traduzir isso para imprimir todos os tipos de telas em casa […] em apenas alguns anos em uma pequena impressora portátil”, disse o professor da Universidade de Minnesota, do Departamento de Engenharia Mecânica, Michael McAlpine.

A Universidade já havia realizado a impressão de OLEDs, mas passaram por algumas dificuldades no caminho. Desta vez, eles usaram impressão em spray para as camadas ativas e impressão por extrusão para eletrodos, interconexões, isolamento e encapsulamento — atualmente, o painel OLED flexível é capaz de exibir texto legível.

A qualidade da imagem ainda é uma questão a se resolver

 

Foto: Universidade de Minnesota

origem: Estudo revela impressora 3D que imprime painéis flexíveis OLED – TecMundo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile