Ícone do site GuiadoCFTV

Petrobras adota sistema digital de comunicações da Motorola Solutions

Listen to this article

Petrobras adota sistema digital de comunicações da Motorola Solutions para manter equipes seguras e operações conectadas

A Petrobras, quarta maior petroleira do mundo, anunciou a assinatura de contrato com a Motorola Solutions (NYSE: MSI) para aquisição de uma solução digital de comunicação que tornará sua operação offshore, em alto mar, ainda mais eficiente e suas equipes seguras e mais conectadas, independentemente de quão distantes estejam.

Com 116 plataformas de produção e 15 refinarias, a Petrobras considera a comunicação uma parte vital à sua operação e segurança de seus colaboradores. Com o objetivo de comunicações claras e contínuas, mesmo em áreas com alto nível de ruído em plataformas, a companhia digitalizará sua comunicação com o sistema MOTOTRBO da Motorola Solutions.

O novo sistema digital, que inclui mais de 1900 rádios e 120 repetidoras com sistema de gerenciamento centralizado, oferecerá qualidade superior de áudio, mais disponibilidade de canal e ampla capacidade de dados. Os benefícios serão aprimorados com o SmartPTT, um software integrado de envio de voz e de dados que permite que os usuários dos sistemas de rádio MOTOTRBO™ se beneficiarem com recursos avançados de voz, GPS, mensagens de texto e e-mail, além de outras funcionalidades como gravação de voz e localização em áreas internas, que amplia as capacidades dos rádios.

“Em nossa operação complexa, com funcionários espalhados por uma enorme área geográfica, no mar e em terra, um dos nossos maiores desafios é mantê-los conectados. O novo sistema digital MOTOTRBO da Motorola Solutions será fundamental para conectar plataformas offshore e integrá-las à operação onshore, fortalecendo as comunicações unificadas que suportam e conectam nossas operações de maneira transparente e prospectiva”, diz Marcelo Carreras, gerente executivo de Tecnologia da informação e de Telecomunicações na Petrobras.

Essa solução abrangente, que inclui serviços e cobertura da rede sem fio, suportada pela RFS Systems – projetista e fabricante global de cabos, antenas e rádio frequência – é uma adição ao sistema de rádio de missão crítica padrão P25 que a Motorola Solutions opera sob seu modelo de serviços gerenciados.
Atualmente, esse sistema fornece a milhares de funcionários em terra a comunicação por rádio de missão crítica mais segura, disponível e confiável.
Oferecendo o mais alto padrão para que as operações da Petrobras funcionem perfeitamente diariamente, nenhuma ação em campo é segura o suficiente sem o backup desta rede confiável de comunicação.

“Nos últimos 16 anos, a Petrobras confiou em nossas soluções APCO P25 para sua operação onshore e agora é uma honra garantir que nossas soluções digitais MOTOTRBO serão a tecnologia predominante usada em suas operações offshore. Nosso objetivo é continuar como um parceiro de tecnologia de comunicação da empresa e continuar apoiando a visão de crescimento da companhia para o futuro”, comemora Alexandre Giarola, diretor comercial de Vendas Diretas da Motorola Solutions

origem: Revista Segurança Eletrônica

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile