Ícone do site GuiadoCFTV

Aeroporto de Florianópolis adota sistema de monitoramento de temperatura com inteligência artificial

Listen to this article

Aeroporto de Florianópolis adota sistema de monitoramento de temperatura com inteligência artificial no desembarque de passageiros

O Aeroporto Internacional de Florianópolis ( Floripa Airport), atualmente eleito o melhor do Brasil, implementa nova medida para garantir a segurança dos cidadãos. Foram instaladas soluções térmicas da Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com sede em São José, na área do desembarque de passageiros.

O equipamento identifica pessoas com temperatura elevada, um dos sintomas da COVID-19 e, também, registra o uso de máscaras.

Com o aumento gradual do movimento de passageiros, a Floripa Airport optou pelas câmeras em substituição às pistolas de medição individual de temperatura, garantindo um controle mais rápido e eficaz e evitando aglomeração no desembarque. Em setembro, o aeroporto deve registrar em torno de 1,8 mil passageiros desembarcados por dia.

“A indústria da aviação sempre teve elevados padrões sanitários. E agora nós os intensificamos. A solução térmica é um exemplo, que garante eficácia, conforto e segurança aos nossos passageiros e para a comunidade aeroportuária” observa Ricardo Gesse, CEO do aeroporto de Florianópolis.

Temperatura dos passageiros sendo aferidas no Aeroporto

O novo sistema mede a temperatura à distância e de até 15 pessoas simultaneamente. Se um passageiro com temperatura elevada for identificado, ele será abordado pelos profissionais da Vigilância Sanitária municipal, presentes no aeroporto, e encaminhado para avaliação de sintomas. Além da aferição de temperatura, a solução possui tecnologia de reconhecimento facial, que identifica o uso correto de máscaras.

“A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos desafios para as companhias aéreas, aeroportos e passageiros. A saúde de todos se tornou prioridade, portanto, é realmente gratificante poder contribuir com nossas tecnologias e soluções inovadoras, para tornar a Floripa Airport ainda mais eficiente e segura”, afirma Marcus Ferraz Haudsch, Gerente de soluções e projetos da Intelbras. “As soluções Intelbras são vitais hoje para viabilizar o monitoramento e o funcionamento de hospitais, farmácias, bancos, órgãos públicos e setores essenciais, como os aeroportos”, complementa o executivo.

A tecnologia

A solução tecnológica da Intelbras que está sendo utilizada na Floripa Airport é composta por câmera térmica, gravador inteligente de imagens, equipamento de precisão para medição de temperatura e software de gerenciamento.

A câmera identifica e gera alertas de pessoas com alta temperatura, de forma automática com auxílio da Inteligência Artificial, podendo acionar sistemas de alarme, controle de acesso, avisos na tela do operador, entre outros.

O equipamento também possui reconhecimento facial, o que ajuda na identificação das pessoas de forma rápida e eficaz; esse recurso também conta com a detecção de máscaras, o que auxilia na obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção

“Inovação faz parte do DNA da Intelbras. Somos uma empresa brasileira com mais de 44 anos de história e inovar faz parte do nosso dia a dia, dos nossos procedimentos, do nosso jeito de agir e de fazer negócios. Possuímos um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina com mais de 300 profissionais, entre engenheiros, designers, pesquisadores, entre outros, dedicados exclusivamente em desenvolver produtos de alta tecnologia e qualidade, como as soluções térmicas que estão sendo utilizadas na Floripa Airport”, complementa Marcus.

origem: https://revistadigitalsecurity.com.br/aeroporto-de-florianopolis-adota-sistema-de-monitoramento-de-temperatura-com-inteligencia-artificial-no-desembarque-de-passageiros/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile