Ícone do site GuiadoCFTV

Casa inteligente: a IoT no futuro da automação residencial

Curioso para saber como será a casa inteligente daqui a alguns poucos anos? Vamos listar algumas tendências que estão por vir e que você poderá ter na sua casa.

Listen to this article

Casa inteligente: a IoT no futuro da automação residencial

A evolução da Internet das Coisas (IoT) deve causar o próximo grande impacto no dia a dia das pessoas. É por meio do avanço desta tecnologia que será possível deixar a casa inteligente, com objetos e eletrônicos cada vez mais práticos, funcionais e autossuficientes. Ou seja, além dos smartphones e computadores pessoais, outros dispositivos poderão identificar padrões, processar informações e executar tarefas com apenas um (ou nenhum) clique.

Hoje já podemos encontrar muitos equipamentos e soluções de automação residencial ou conectados e integrados à aplicativos, mas a tecnologia está convergindo para produtos no estilo ‘do yourself’ ou ‘plug and play’ – ou seja, você mesmo instala e em poucos minutos já está pronto para usar. A ideia é precisar de pouca infraestrutura para usufruir dos benefícios de uma casa inteligente. Basta apenas ter uma casa preparada para a IoT, com uma excelente conexão à internet.

Como será a casa inteligente do futuro?

Como já falamos, com a evolução da IoT, os grandes projetos de automação residencial não serão mais o foco. A Internet das Coisas veio para facilitar a instalação e o uso e, claro, ser muito mais acessível (em termos de custos de infraestrutura) a todos os usuários.

Além da praticidade e intuitividade de utilização dos dispositivos, há muitos outros atrativos da automatização. Podemos destacar o conforto e a segurança. Pela conexão à internet e dotados de “inteligência”, os objetos, eletrônicos e eletrodomésticos estarão integrados e “conversando” entre si para tornar nossa vida mais fácil. Um exemplo: quem não gostaria de programar a cafeteira pelo celular para ter café quentinho e pronto assim que chegar em casa? Ou então poder abrir a porta, mesmo sem estar em casa e com segurança, para seu empregado doméstico?

Outra vantagem é a economia. Podendo controlar diversos sistemas remotamente, o usuário só vai ligar aquilo que precisa e na hora que quiser. É possível comandar as luzes, o ar-condicionado, a potência da geladeira, o uso da máquina de lavar roupa, entre outros.

O que está por vir

Lâmpadas inteligentes

Controladas por aplicativos de celular, as lâmpadas inteligentes permitem criar cenários de iluminação com variadas cores e intensidades. Também podem ser programadas para apagar e acender em horários pré-determinados, inclusive à distância. Além de conforto e economia, contribuem com a segurança, já que se pode programar o acendimento quando estiver viajando ou logo antes de chegar, dando a impressão que há alguém em casa.

Controle de acesso

As fechaduras também serão controladas remotamente, permitindo que se tranque e destranque portas através do celular, além de autorizar a entrada de pessoas – amigos, familiares e prestadores de serviço – com segurança, apenas em dias e horários programados e podendo visualizar sua entrada e saída. Caso alguém tente entrar sem autorização, o sistema envia um alerta diretamente para o celular do dono.

Os portões da garagem ou do lado de fora de casa também seguem o mesmo princípio. Podem ser acionados remotamente ou por proximidade. Um aplicativo ou uma assistente pessoal virtual vai monitorar sua rota diária e “perguntar” quando estiver chegando se você deseja abrir o portão para logo entrar.

Assistentes virtuais

Já que falamos em assistentes pessoais pelo celular, há também a versão para a casa. Também são ativados por comando de voz e serão cada vez mais utilizados pois ganharão ainda mais utilidade: serão capazes de auxiliar nas tarefas domésticas, como atualizar a lista de supermercado de acordo com os itens na geladeira, tocar uma determinada música, ligar e desligar outros aparelhos da casa etc.

Quando integrados a um aparelho smart speaker, esse benefício fica ainda mais prático. Afinal, basta que um comando de voz seja emitido para que o aparelho fale as principais notícias do dia, dê a previsão do tempo e busque uma nova receita, por exemplo. Esse dispositivo permite, inclusive, a automação de atividades em casa de aparelhos que “conversem” com esse sistema. Por exemplo: com ele, é possível acender a luz, ligar o ar-condicionado e até a máquina de fazer pão.

Sistemas de segurança

A segurança também será facilitada. Interligados ao controle de acesso, as câmeras de monitoramento e sistemas de alarme com sensores de presença e de abertura de portas e janelas garantem a visualização à distância e acesso apenas a quem for autorizado.

As câmeras internas ainda ganham versões portáteis para serem dispostas por diferentes cômodos e ajudar a monitorar bebês, idosos, pessoas com deficiência e pets. Você ainda pode, por exemplo, confirmar se seu filho chegou em casa no horário após a escola e se havia alguém com ele. O sensor de presença pode enviar uma notificação ao seu celular e você logo verifica, por ali mesmo, as imagens.

Telas multiuso

Esqueça o antigo espelho. Daqui a pouco anos você poderá ver sua imagem refletida em telas multiuso. Na versão mais básica, elas ganham também um fundo parecido com o de um celular ou de uma smart TV, e são capazes de mostrar feeds de notícias, vídeos e outras informações. Já as mais desenvolvidas podem ainda ter funções específicas, como por exemplo, o Hi Mirror, que avalia a pele e dá dicas de cuidados.

Eletrodomésticos mais inteligentes

Máquina de lavar roupa ou louça, cafeteiras, geladeiras, fornos. Com dispositivos inteligentes, vários eletrodomésticos poderão ser programados remotamente e farão tudo automaticamente. Ou seja, pode-se acionar tudo pelo smartphone, o que traz comodidade para o dia a dia de qualquer pessoa. E alguns deles já serão até interligados a redes de prestadores de serviço, como por exemplo supermercados. Pode-se cadastrar uma lista de produtos e assim que estiverem acabando, a geladeira envia a lista para o mercado, que se encarrega de entregá-los.

origem: https://blog.intelbras.com.br/casa-inteligente-a-iot-no-futuro-da-automacao-residencial/?utm_campaign=dialetto__newsletter_janeiro2&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile