Ícone do site GuiadoCFTV

Inteligência artificial traz mais segurança e eficiência para a frota de caminhões da Ademir Transportes

Listen to this article

A frota de caminhões da empresa paulista Ademir Transportes ficou mais segura e eficiente graças ao uso da inteligência artificial e tecnologias da Intelbras, empresa brasileira com 45 anos de história. Produtos como DVRs veiculares e câmeras de segurança e uma solução que identifica fadiga e distração de motoristas já estão sendo utilizados em cerca de 300 caminhões da frota da transportadora. As tecnologias já proporcionaram resultados muito positivos: ficou mais fácil analisar recursos de multas, o número de acidentes com veículos da frota foi reduzido, houve economia de combustível, motoristas melhoraram a conduta no tráfego, além do que situações de risco à saúde dos motoristas puderam ser identificadas com mais facilidade.

“Atender às exigências do setor de transporte de combustíveis e oferecer serviços com qualidade superior atualizados com as técnicas mais modernas de gerenciamento de transportes são atitudes fundamentais na Ademir Transportes. Logo, aliar as soluções tecnológicas de última geração da Intelbras aos nossos serviços faz todo o sentido; ela foi a única empresa que nos ofereceu uma proposta unificada que atende as nossas necessidades”, explica Ademir Silva, CEO da Ademir Transportes.

“As soluções veiculares da Intelbras foram desenvolvidas para garantir uma gestão inteligente das frotas, algo muito importante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Ficamos muito satisfeitos em comprovar que nossas soluções estão otimizando e tornando o serviço prestado pela Ademir Transportes mais seguro”, complementa Rafael Duarte, gerente do segmento de Gerenciamento de Imagens da Intelbras.

A tecnologia

Câmera com inteligência artificial embarcada, própria para detecção de comportamentos do motorista, que compõe a solução iFleet Smart G2

A Ademir Transportes está utilizando em sua frota tecnologias de 294 DVRs veiculares e aproximadamente 1170 câmeras de segurança, além das 294 soluções iFleet Smart G2, que, com recursos de inteligência artificial como os sensores inteligentes, detectam sinais de fadiga, troca de faixa sem que o condutor acione a seta, ausência de motorista, riscos iminentes de acidente e até mesmo comportamentos inadequados na direção, como falta de atenção, uso de celular ou de cigarro e cinto de segurança solto. Todas as informações são enviadas em tempo real a um servidor que, em caso de anormalidades, emite alertas à central de monitoramento e ao motorista.

A iFleet Smart G2 também auxiliou os executivos da Ademir Transportes a identificarem situações relacionadas à saúde e ao bem-estar de seus motoristas.

“A solução de fadiga detectou, por exemplo, que um de nossos motoristas estava piscando e fechando muito os olhos durante suas viagens. Quando conversamos a respeito, ele se surpreendeu, pois não havia percebido o ocorrido. O colaborador passou por uma bateria de exames e foi diagnosticado um problema de coração. Graças à solução, pudemos contornar a situação de forma rápida e eficiente; nosso motorista já está realizando o tratamento adequado”, explica Santos.

Além disso, o equipamento também já reconheceu casos de apneia e de outras doenças em motoristas da empresa.

DVR veicular MVD 5204 GW utilizado em caminhões da Ademir Transportes

O DVR veicular, integrado a uma câmera, permite monitorar em tempo real a situação em que se encontram veículos, passageiros (se houver) e motoristas, desde a saída de um local até o retorno a ele. Por isso, o produto tem sido uma saída utilizada por gestores de frota em busca de mais proteção contra furtos de cargas, sequestros, vandalismos, acidentes de trânsito, bem como para acompanhar o desempenho e o comportamento do motorista quando está dirigindo a trabalho, as condições dos passageiros ou da carga e das estradas que estão em sua rota.

Com o uso das tecnologias, a gestão da empresa fica mais inteligente. Os veículos estão sempre conectados com a transportadora e trocam informações entre si sobre localização, andamento da viagem e das rotas planejadas, comportamento dos motoristas e passageiros, condições da carga e até do combustível.

Sala de monitoramento

Toda a visualização e o armazenamento de imagens, eventos de alarmes e informações provenientes dos DVRs e da iFleet Smart ocorrem através da nuvemde forma segura e eficiente, eliminando a necessidade de ter um servidor local – o que na maioria das vezes é muito oneroso –, bem como a de gastos com manutenção.

“Para nós foi fundamental ter uma solução que não demandasse investir em um servidor local. Isso gerou muita economia para a empresa, além da certeza de trabalhar com uma tecnologia sempre atualizada. Com a economia, pudemos criar uma central de monitoramento e gerir o risco da operação em tempo real”, explica Santos.

Locação de soluções

A Ademir Transportes, em vez de adquirir as soluções, optou pela locação de todo o parque instalado na modalidade hardware as a service e pela contratação de serviços, como os de visualização e armazenamento em nuvem.

A locação de soluções está se tornando uma prática cada vez mais comum no mercado de transporte de cargas e logística brasileiro. Outro benefício dessa modalidade é ter garantia que cobre mau uso.

 

origem: https://revistasegurancaeletronica.com.br/inteligencia-artificial-traz-mais-seguranca-e-eficiencia-para-a-frota-de-caminhoes-da-ademir-transportes/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sair da versão mobile