Ícone do site GuiadoCFTV

Inovação tecnológica dá o tom ao Furukawa Summit 2019

Listen to this article

Com uma programação variada e dinâmica, que combina a apresentação de inovações tecnológicas com reflexões sobre o impacto da conectividade no cotidiano dos negócios e das pessoas, a Furukawa realiza nesta semana o seu encontro anual com provedores de serviços de internet (ISPs), operadoras de telecom, utilities, profissionais de TI e parceiros de negócios de vários países e diferentes continentes. O Furukawa Summit 2019, que começa hoje (11) e se estenderá até sexta-feira (13), no Bourbon Resort Atibaia, em São Paulo, neste ano dará foco especial ao papel da tecnologia em uma sociedade cada vez mais conectada.

Outro tema em destaque é o conceito de servitização (servitization), que implica a oferta integrada de produtos e serviços, de modo a adicionar valor para o cliente e contribuir para a construção de relacionamentos duradouros. “Durante o evento, vamos mostrar exemplos reais de ofertas Furukawa baseadas nesse conceito”, afirma Flávio Marques, gerente da área de Engenharia de Aplicações da empresa. “Um deles é o programa FTTx Full Service, que fornece aos ISPs a solução completa de infraestrutura de rede óptica, com todos os serviços associados ”, explica.

Marques ressalta que a programação do Furukawa Summit oferecerá aos participantes a oportunidade de conhecer novas tecnologias que estão surgindo para atender às futuras demandas das comunicações. Entre os destaques estão as novas redes ópticas com capacidade de 400 gigabits (400G), assunto da palestra O Futuro em 400G, a ser proferida por David Mazzarese, da OFS (empresa do grupo Furukawa Electric), no primeiro dia do evento. “A intenção é mostrar como as redes ópticas estão evoluindo para atender à demanda exponencial por banda, provocada por aplicações como streaming de vídeo, pela indústria de games em geral e, ainda, pela Internet das Coisas (IoT) e pelas futuras redes 5G”, explica Marques.

Outra atração do evento será a palestra da norte-americana Erin Meyer, professora do INSEAD, uma das mais importantes escolas de negócios internacionais, e autora do livro The Culture Map. Na apresentação O Mapa da Cultura: ultrapassando os limites dos negócios globais, Meyer falará sobre as diferenças culturais em um mundo hiperconectado e como definir estratégias, a partir da identificação dessas diferenças, com o objetivo de ter sucesso no mercado internacional.

Nossa vida nas Cidades Inteligentes será assunto de outra palestra internacional, que será proferida por Alberto Levy, consultor de tecnologia e marketing que é considerado Evangelista da Inovação pelo Fórum Econômico Mundial. Ele abordará o tema cidades inteligentes sob uma perspectiva mais humana, que coloca o cidadão em primeiro lugar. Além disso, a programação do Furukawa Summit inclui uma palestra do professor e consultor Clóvis de Barros Filho sobre A Inovação e seus Valores.

Estão previstos também seis workshops técnicos voltados aos profissionais das empresas convidadas para o evento. Um deles apresentará a visão da Furukawa sobre a próxima geração das redes GPON; outro sobre o futuro da tecnologia sem fio e as novas redes Wi-Fi. Leonardo Maia, do INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações), falará sobre o tema Como o 5G e IoT influenciam nosso negócio. Já o Uptime Institute apresentará os resultados de sua pesquisa Global Data Center Survey 2019 – uma das mais importantes e mais abrangentes nessa área.

Exposição e premiação de cases vencedores
Na exposição paralela à conferência, a Furukawa apresentará soluções inovadoras para os diversos segmentos em que atua, dentro do conceito de servitização. Para o mercado de ISPs, por exemplo, mostrará a linha de soluções para redes FTTx (fibra óptica até o usuário) que permite investimento de acordo com a demanda, com flexibilidade para a expansão da rede. Entre os destaques dessa linha estão sistemas pré-conectorizados de fábrica – como o EZ!Star e MDU!Click -, que tornam a instalação mais simples e rápida, reduzindo o tempo de ativação do cliente. “São soluções que reduzem o CAPEX (investimento) e otimizam o custo total de propriedade”, resume Flávio Marques.

Para atender situações que demandam a combinação de tecnologias de fibra óptica e sem fio, a Furukawa apresenta uma nova linha de rádios digitais direcionada às operadoras de telecomunicações, provedores de internet, utilities e governo. A linha inclui equipamentos UHF ponto-a-ponto, para transmissões a longas distâncias com taxas de até 1 Gbps, em enlaces com obstrução e sem repetição; rádios ponto-multiponto em frequências licenciadas e, também, rádios da banda E que podem ser utilizados, por exemplo, na interconexão das novas antenas de redes 5G.

O sistema FIS também estará em demonstração na exposição, em uma aplicação voltada a plantas industriais (manufacturing). Em outra demonstração, a solução óptica Laserway é o centro da simulação do ambiente de comunicação de um hotel.

Para o mercado de data centers, o foco são as soluções prontas para as redes de altíssima velocidade – 400G Ready. “Também nesse caso, oferecemos a solução acompanhada de serviços como pré-projeto, treinamento e consultoria, que adicionam valor real para o cliente”, acrescenta Marques.

O Furukawa Summit 2019 será encerrado com o anúncio e a premiação dos 11 cases, nacionais e internacionais, vencedores do Furukawa Electric Awards. Lançado neste ano pela empresa, o prêmio tem o objetivo de reconhecer os melhores casos de inovação na implementação de produtos e tecnologias Furukawa, em aplicações em diversas áreas.

Origem: Inforchannel

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.b

Sair da versão mobile