Ícone do site GuiadoCFTV

ONVIF simplifica o trabalho com desenvolvimento de código aberto

ONVIF e Open Source
Listen to this article

O ONVIF anunciou que planeja abrir um aspecto do seu trabalho – o desenvolvimento de suas especificações de interface de rede. Essas especificações estão disponíveis ao público e são amplamente usadas como interfaces de comunicação comuns entre dispositivos e clientes de software, como câmeras de vigilância IP, software de gerenciamento de vídeo e sistemas de controle de acesso físico, permitindo as melhores soluções para uma ampla gama de aplicações.

O que significa open source? Isso significa que uma comunidade mais ampla de desenvolvedores – não apenas do setor de segurança, mas também de outros campos, como IoT, serviços em nuvem – será capaz de contribuir com especificações futuras que permitem maior interoperabilidade de produtos de segurança física baseados em IPO ONVIF supervisionará as propostas ou solicitações de alteração, conduzirá revisões de DPI para novos recursos e finalizará as especificações para publicação no site do ONVIF.

Além do aumento da participação, a mudança também é motivada pela eficiência. A transferência do processo de desenvolvimento e dos documentos de especificação para o GitHub , uma plataforma de desenvolvimento de código aberto on-line, permitirá ao ONVIF otimizar muitas das tarefas administrativas inerentes à engenharia de especificações, como lidar com vários documentos técnicos para garantir sua precisão e integridade. Este trabalho muito detalhado recaiu exclusivamente sobre os voluntários das empresas membros. O GitHub, projetado especificamente para lidar com este trabalho, ajudará a tornar o desenvolvimento de especificações mais acessível, transparente e eficiente, permitindo que a organização forneça novas especificações mais rapidamente para atender às demandas de mercado existentes e futuras.

Nos seus 11 anos de história, o ONVIF desenvolveu vários perfis : Profile S para streaming de vídeo; Perfil G para gravação e armazenamento de vídeo; Perfil C para controle de acesso físico; Profile Q para instalação rápida, Profile A para configuração mais ampla de controle de acesso e Profile T para streaming de vídeo avançado. Esses perfis, que são agrupamentos de determinadas funções definidas nas especificações da interface de rede ONVIF, permitem o desempenho de recursos definidos para usos comuns. É a partir desses perfis que os produtos são verificados quanto à conformidade, portanto, é importante observar que o desenvolvimento de novos perfis não é de código aberto. No entanto, o ONVIF espera amplamente que as contribuições para as especificações da interface de rede ONVIF realizadas via código aberto ajudem a apoiar o desenvolvimento de perfis futuros.

Consequentemente, o código aberto para o desenvolvimento de especificações de interface de rede não afetará a conformidade do produto ONVIF ou o desenvolvimento do perfil ou outras atividades dos comitês e grupos de trabalho do ONVIF. O ONVIF continuará a decidir sobre novos perfis a serem seguidos e orientá-los através do processo de desenvolvimento. A estrutura de associação e governança do ONVIF também permanecerá inalterada.

Com esta etapa, O ONVIF está entusiasmado em obter algumas eficiências adicionais em nossos processos e dar boas-vindas a colaboradores externos ao nosso mix, todos com o objetivo de continuar apoiando o crescimento e o avanço na padronização das comunicações entre os produtos de segurança física IP. O grupo pretende finalizar essa mudança até o final do terceiro trimestre de 2020.

Algumas informações técnicas adicionais sobre o uso do GitHub e outros aspectos do desenvolvimento de código aberto podem ser encontradas no site do ONVIF.

Origem: ONVIF

 

Eng. Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile