Ícone do site GuiadoCFTV

Como a conexão de fibra óptica pode mudar a sua vida?

Agora não é mais preciso aguardar o fim de semana para se conectar.
Listen to this article

Como a conexão de fibra óptica pode mudar a sua vida?

Aqueles que começaram a usar a internet na década de 90 devem se lembrar da emoção do barulho da internet discada sendo ativada à meia-noite de uma sexta-feira para entrar em bate-papos e afins. Só não era tão divertido esperar por downloads, já que as conexões eram um tanto quanto lentas. Felizmente, a tecnologia evoluiu e vem evoluindo cada vez mais – e a fibra óptica é uma das grandes conquistas dos “navegantes”, proporcionando altas velocidades a todos os dispositivos a ela conectados.

Hoje em dia, é difícil de encontrar algum lugar que não disponha de banda larga potente para os usuários. Aqui no Brasil, por exemplo, serviços fixos e móveis, de acordo com pesquisa do IBGE, já chegaram a aproximadamente três quartos (74,7%) da população brasileira com 10 anos ou mais de idade (181,9 milhões de pessoas), o que demanda cada vez mais pesquisa para que se tornem mais rápidos e eficazes.

Uma das grandes vantagens desse tipo de conexão é que seus cabos são formados por nada mais que fibra de vidro, que transmite informação por flashes de luz, não por energia elétrica – garantindo maior estabilidade e menos interferências.

Se você estiver se perguntando como, de fato, isso altera sua vida, a gente conta para você.

Tecnologia a favor do usuário

Antigamente, por rede discada, além de ocupar a sua linha de telefone, o tempo para baixar uma música era de, pelo menos, uma hora, já que o máximo de velocidade atingida era de 30 megabytes. Com a fibra óptica, por outro lado, é possível atingir até 1 gigabyte, e arquivos do tipo são baixados em um piscar de olhos.

Jogos são outro exemplo. Naquele tempo, havia apenas os chamados text-based, nada perto dos gráficos encontrados hoje em dia. Sites de reprodução de vídeo, então, eram escassos, além de demandarem uma longa espera de carregamento antes de os conteúdos serem executados para que não travassem no meio da reprodução. Bate-papos, por sua vez, aconteciam sem fotos ou áudio

.

origem: Tecmundo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile