Ícone do site GuiadoCFTV

Aeroporto de Salvador testa embarque por reconhecimento facial

Listen to this article

Aeroporto de Salvador testa embarque por reconhecimento facial

A partir da última segunda-feira (14), o Aeroporto de Salvador começou a participar do projeto Embarque +Seguro, que permite o embarque de passageiros usando reconhecimento facial. Com isso, o local se torna o segundo do país a participar da iniciativa – o primeiro foi o aeroporto internacional de Florianópolis (SC).

A solução, que foi desenvolvida pela Serpro em parceria com o Ministério da Infraestrutura, dispensa a utilização de documento para que o passageiro possa entrar na aeronave. Isso porque a verificação será feita com base nos dados e em uma foto tirada na hora. Essas informações serão então comparadas com bases do governo que possuem fotos para identificação.

Para garantir a identidade dos passageiros, o Embarque +Seguro vai usar, além da base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o sistema a base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar da facilidade, a questão do reconhecimento facial em aeroportos levanta muitas preocupações de segurança. No entanto, segundo Gileno Gurjão Barreto, presidente do Serpro, não há motivo para se preocupar.

“A tecnologia do Embarque +Seguro combina validação biométrica com análise de dados, garantindo uma conferência precisa e segura da identidade do cidadão. A solução tem por premissa a segurança no tratamento e a proteção dos dados pessoais dos passageiros contra uso indevido ou não autorizado, estando alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados”, afirma.

origem: https://olhardigital.com.br/2020/12/15/noticias/salvador-embarque-reconhecimento-facial/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

 

Sair da versão mobile