Ícone do site GuiadoCFTV

Segurança irá monitorar criminalidade com câmeras em bairros mais violentos de JP e CG

Listen to this article

Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) tem investido em informação e tecnologia como estratégia para potencializar o combate à criminalidade no Estado. Um exemplo disso foi a criação do Núcleo de Análise Criminal e Estatística, que trabalha diariamente no mapeamento da violência, oferecendo subsídios importantes à ação policial.

Com ferramentas modernas de geoprocessamento e profissionais especializados, o núcleo monitora os índices da violência, identifica os locais de maior incidência de crimes.

Esta é a primeira vez que essa tecnologia é utilizada pela Secretaria da Segurança no combate ao crime. Os resultados das análises criminais são discutidos, semanalmente, durante reuniões de avaliação e controle realizadas entre os gestores de segurança, na sede da Secretaria, em Mangabeira. Operações de grande porte já foram realizadas com base no trabalho de monitoramento e resultaram em importantes prisões e apreensões.

Monitoramento por câmeras – Um projeto de instalação de câmeras de monitoramento em João Pessoa e Campina Grande está sendo elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social e deverá ser apresentado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A ideia é instalar câmaras em locais com maior incidência criminal. Os pontos serão eleitos com base nas análises realizadas pelo Núcleo.

O projeto prevê a aquisição de câmeras modernas, com sistema de blindagem para evitar a ação de vândalos, podendo ser fixas ou móveis, servindo de incremento da atuação policial.

“Será mais uma ferramenta tecnológica usada a serviço da segurança pública, ampliando o olhar da polícia e garantindo mais segurança para a população”, avaliou o assessor de ações estratégicas da Seds, o tenente coronel Júlio César.

Origem: www.paraiba.com.br


Sirlei Madruga de Oliveira
sirlei@guiadocftv.com.br

Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
 

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sair da versão mobile