Ícone do site GuiadoCFTV

Piracicaba ganha mais 15 câmeras de videomonitoramento nesta semana

Listen to this article

Um dos objetivos com a expansão do sistema é reduzir número de mortes no trânsito, que aumentou 32% na comparação deste ano com o mesmo período de 2018.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) divulgou que 15 novas câmeras de videomonitoramento devem entrar em funcionamento na cidade nesta semana. Os equipamentos serão utilizados tanto para detectar acidentes e organizar o trânsito como para identificar crimes que venham a ocorrer nas área monitoradas.

Segundo a pasta, um dos objetivos com a expansão é reduzir o número de mortes no trânsito, que aumentou 32% neste ano, na comparação com o mesmo período de 2018.

As imagens serão transmitidas em tempo real na Central Integrada de Monitoramento (CIM), que está sendo ajustada e funcionará no 2º andar do Centro Cívico, onde poderão ser vistas 24 horas pelos agentes de trânsito que fazem a operação da Central Semafórica e também por todos os órgãos que trabalham diretamente com segurança, juntando-se às câmeras operadas pela Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico). Os equipamentos estão sendo instalados em postes de 15 metros de altura.

Os agentes de trânsito que operam a central semafórica poderão alterar os tempos dos semáforos quando houver necessidade e também avisar a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e agentes de trânsito quando houver algum acidente.

Informações compartilhadas

O secretário da Semuttran, Jorge Akira, explicou que essa tecnologia tem como finalidade a segurança e a organização do trânsito urbano, além da garantia da segurança dos munícipes e usuários do trânsito – com a redução dos congestionamentos, geração de informações on-line e estatísticas. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar poderão partilhar as imagens obtidas.

Segundo o secretário, já está em funcionamento um Painel de Mensagem Variável (PMV), que é utilizado para informar se há algum desvio ou operação, onde o motorista necessite ser avisado com antecedência, além de uma unidade móvel de monitoramento, com câmera localizada num extensor do veículo, e operador para auxiliar no monitoramento de grandes eventos.

Segundo Akira, o objetivo é um melhor planejamento do tráfego, detecção de ocorrências de trânsito, redução de acidentes, maior qualidade e agilidade da fiscalização, através da gestão integrada.

Origem: G1

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile