Ícone do site GuiadoCFTV

Celular para surdos tem câmera para sinais

Listen to this article

Cientistas americanos estão em contato com empresas da indústria de telefonia móvel para integrar recursos de compressão de vídeo que tornariam possível o envio de linguagem de sinais ao vivo através de redes telefônicas de baixa capacidade.

De acordo com a BBC, a ferramenta identifica apenas as partes da imagem que sejam diferentes em cada quadro do vídeo, além de aumentar o detalhe aplicado em expressões faciais e na movimentação dos dedos.
A despeito da possibilidade de uso de mensagens SMS para comunicação, muitos deficientes auditivos preferem a linguagem de sinais, impossível de ser reproduzida através de celulares atualmente. Um dos principais focos da pesquisa do cientista Richard Ladner, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, é essa deficiência. Pela baixa velocidade aplicada às redes de telefonia móvel, o envio de vídeos não tem qualidade suficiente para viabilizar a identificação dos braços, dedos e expressões faciais na tela.

Com as técnicas de compressão, estes problemas puderam ser diminuídos, mas outra barreira surgiu: para realizar os cálculos e a compressão de vídeo, a bateria do celular se consome muito rapidamente, explicou o cientista. “Os movimentos maiores e mais lentos das mãos e braços podem ser pegos com baixa fidelidade. A face precisa de maior fidelidade pelos movimentos serem muito menores”, explicou Ladner, que acredita que o rosto seja o foco da visão dos surdos em 95% do tempo, ficando o resto por conta da visão periférica.

O resultado foi uma ferramenta capaz de trabalhar em redes de apenas 10-20 Kbps, menos da metade da velocidade atualmente empregada no recebimento de dados em redes de telefonia móvel na Inglaterra, por exemplo. Por conta de seu bom funcionamento, a tecnologia já pode ser implementada em diversos telefones, bastando para isso a aceitação das fabricantes e operadoras.

Fonte: http://www.iparaiba.com.br/plantao.php?noticia=79700&categoria=8

Rozimar
Editora de Notícias

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
rozi@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile