Ícone do site GuiadoCFTV

Robô inspeciona tubulação

Listen to this article

Em Coimbra – Portugal, um robô percorreu uma tubulação de saneamento e forneceu imagens do seu interior, que foram analisadas em monitores instalados em uma base.

A companhia de saneamento de Coimbra apresentou ontem na Quinta da Portela um sistema de inspeção por vídeo que assegura uma vigilância rigorosa da rede pública de saneamento.

O sistema de CFTV (CCTV – Closed Circuit Television) possibilita o levantamento de dados e a inspeção de infraestruturas para avaliar o estado em que se encontram e, em caso de necessidade, planejar uma intervenção. Permitirá igualmente identificar fontes poluidoras causadoras de descargas ilegais nos sistemas de drenagem e detectar ligações ilícitas aos coletores pluviais a partir de edifícios.
Apesar de Joaquim Sousa, administrador da Águas de Coimbra, atribuir a este sistema de vigilância uma função sobretudo “pedagógica”, constituirá no entanto uma ferramenta essencial na fiscalização das novas obras.

O equipamento, na totalidade, custou cerca de 200 mil euros, e está a ser utilizado experimentalmente há cerca de um mês. «Dentro em breve vamos trabalhar a 100%, a todo o vapor», disse o administrador da Águas de Coimbra.

O equipamento está instalado em um carrinho que se desloca diariamente a vários pontos da rede. Uma vez no local, o robô é colocado na tubulação para inspecionar e as imagens captadas são depois analisadas nos monitores instalados no interior da viatura. A ação é realizada por técnicos da Águas de Coimbra que receberam formação específica para operarem com este equipamento.

A empresa já recorreu a este serviço através de empresas privadas mas o seu custo era elevado e dependia da disponibilidade do equipamento, uma vez que era um trabalho feito esporadicamente.

Origem: http://www.diariocoimbra.pt/17889.htm

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile