Ícone do site GuiadoCFTV

MIT e Texas desenvolvem chip com consumo de energia até 10 vezes menor

Listen to this article

A Texas Instruments anunciou o desenvolvimento um novo design de chip para produtos eletrônicos portáteis feito com a colaboração de pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos EUA.

De acordo com a fabricante, o novo desenho deve proporcionar um consumo de energia até dez vezes mais eficiente se comparado à tecnologia atualmente disponível e melhorar a duração das baterias de telefones celulares, dispositivos médicos implantados, sensores, aparelhos de comunicação e aplicações militares.

Segundo o cientista-chefe da Texas, Dennis Buss, as técnicas de design demonstram um grande potencial para os produtos e aplicações de circuitos integrados de menor consumo de energia, incluindo dispositivos sem fio, etiquetas de identificação por radiofreqüência (RFID), instrumentação à bateria, redes de sensores e produtos para eletromedicina, entre outros.

Para melhorar a eficiência do consumo de energia o cientista conta que os engenheiros tiveram que encontrar maneiras de fazer com que os circuitos do chip funcionassem a um nível de tensão muito mais baixo do que o normal. “Enquanto a maior parte dos chips atuais opera a aproximadamente 1 volt, o novo design funciona a apenas 0.3 volt”, ressalta Buss.

A redução da tensão operacional não é tão simples quanto parece, observa Buss, já que os atuais microchips foram otimizados ao longo de muitos anos para operarem a um nível de tensão padrão mais alto. A memória e os circuitos lógicos precisam ser redesenhados para que o chip possa operar em tensões baixíssimas de alimentação. Outro ponto foi a construção de um conversor DC/DC – para reduzir a voltagem para um nível mais baixo – no mesmo chip, o que é mais eficiente do que um conversor como um componente separado.

Até o momento, o novo chip é uma prova de conceito. As aplicações comerciais devem estar disponíveis somente dentro de cinco anos. Parte da pesquisa foi financiada pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa dos EUA.

Origem: http://www.tiinside.com.br/

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]

Sair da versão mobile