Ícone do site GuiadoCFTV

Melhor qualidade do vídeo IP indica futuro promissor

Listen to this article

Para o VP de engenharia da GIPS, Jan Linden, além de benefícios como
redução de gastos com viagens, tecnologia pode ser usada para estreitar
relacionamento com os clientes e até mesmo tomar lugar das mensagens de
e-mail. 

A videoconferência tradicional há anos vem tentando se firmar no mercado, mas o vídeo IP em tempo real tem se tornado mais vantajoso financeiramente e seus avanços de qualidade apontam para uma adoção maior entre o público corporativo. A avaliação é de Jan Linden, vice-presidente de engenharia da Global IP Solutions (GIPS).

De acordo com ele, alguns fatores em particular devem contribuir para essa expansão. "O primeiro é a chegada do vídeo IP em alta definição, que pode economizar gastos com viagens e fará com que a videoconferência passe a fazer parte do dia-a-dia da comunicação empresarial", afirma ele.

Além disso, há a questão da chamada TI Verde, ou seja, com menos deslocamentos as companhias reduzem as emissões de carbono. De acordo com uma pesquisa da própria GIPS, feita em junho deste ano, 64% dos executivos que viajam a trabalho disseram preferir usar um serviço de videoconferência em alta definição. "Soluções de vídeo IP baseadas em software e com preço acessível serão a base das videoconferência, substituindo os caros encontros presenciais na sala de reuniões".

Para o vice-presidente, tecnologias de presença nos computadores irão reconhecer quando o usuário estiver presente e disponível para conversas. Ele calcula que, com esse modelo de comunicação, menos tempo será gasto com e-mails. E isso permitirá, inclusive, que as empresas ganhem um diferencial no atendimento e relacionamento com o consumidor. Os parceiros premium, por exemplo, podem ter à disposição serviços de vídeo chat com seu gerente de contas.

À medida em que o custo da videconferência for caindo, ele estima que mais pequenas e médias empresas possam implementar as soluções, tendo os mesmos benefícios da redução de custos, além de contar com um serviço de alta qualidade, confiável e de operação intuitiva para o usuário.

 

Origem: IP News

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile