Ícone do site GuiadoCFTV

Tecnologia a serviço da terceira idade

Listen to this article

Novos tipos de sensores, ligados às redes sem fios já presentes em todas as residências, estão viabilizando não apenas o monitoramento de problemas de saúde, mas também detectando qualquer incidente doméstico, como uma queda.

Um projeto deste tipo, já em estágio avançado, está sendo realizado por pesquisadores da Universidade de Missouri (EUA). O sistema já está sendo testado em duas “casas inteligentes”, com moradores reais.

Utilizando sensores de movimento para monitorar os moradores, imagens de câmeras que captam apenas a silhueta e sensores de profundidade do tipo Kinect, o sistema já consegue monitorar a formar de andar, avaliar a visão dos moradores e detectar quedas instantaneamente, além de emitir os tradicionais avisos de horários.

E o sistema nunca dorme: durante a noite, um novo sensor hidráulico, instalado sob a cama, capta a pulsação, o ritmo da respiração e avalia o nível de inquietação de cada um dos moradores.

origem: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=tecnologia-independencia-idosos&id=9065

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sair da versão mobile