Ícone do site GuiadoCFTV

O componente do qual você nunca ouviu falar mas vai acelerar sua internet

Listen to this article

Este é um componente chave não apenas para a sua internet atual, mas também para a internet e a computação do futuro

Modulador óptico

Uma equipe da Universidade Cidade de Hong Kong e da Universidade de Harvard conseguiu miniaturizar um modulador de niobato de lítio, um componente essencial para a indústria optoeletrônica e para a transmissão de dados por luz, colocando o modulador inteiro dentro de um chip.

O modulador é menor, mais eficiente, com transmissão de dados mais rápida e ainda custa menos. Segundo Cheng Wang e seus colegas, “a tecnologia está pronta para revolucionar a indústria”.

Moduladores eletro-ópticos são componentes críticos nas comunicações modernas. Eles convertem os sinais eletrônicos de alta velocidade dos computadores e roteadores, em sinais ópticos, antes de transmiti-los através das redes de fibras ópticas.

Mas os moduladores de niobato de lítio existentes e comumente usados exigem uma alta voltagem de acionamento – 3 a 5V -, o que é significativamente maior do que o 1V disponível nos circuitos CMOS típicos. Isto torna necessário usar um amplificador elétrico que torna todo o componente volumoso, caro e de alto consumo de energia.

A invenção abrirá caminho para futuras redes de comunicação de alta velocidade, baixa potência e econômicas, sem esquecer que o componente é adequado para diversas técnicas de computação quântica fotônica  dados guardados e processados em luz.

Origem: Inovação Tecnológica

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile