Ataque de ransomware desligou portas automáticas de prisão nos EUA

Listen to this article

O centro de detenção de Bernalillo, nos Estados Unidos, sofreu um ataque de ransomware no dia 5 de janeiro. Todo o sistema da prisão do Novo México ficou offline entre meia noite e cinco da manhã, desativando as câmeras de segurança, e mecanismos de abertura e fechamento das portas.

O banco de dados com informações sobre crimes e registro sobre os presos também ficou indisponível. Por conta da ocorrência, todos os detentos foram mantidos em confinamento em suas celas e o acesso de visitantes foi suspenso. Enquanto os técnicos tentavam normalizar a situação, os funcionários tiveram que usar as chaves para abrir e fechar manualmente as portas do presídio.

Extensão do ataque

(Fonte: Condado de Bernalillo/Reprodução)(Fonte: Condado de Bernalillo/Reprodução)Fonte:  Condado de Bernalillo/Reprodução 

O ataque atingiu todo o condado de Bernalillo, o mais populoso do Novo México. Os bancos de dados do governo local também ficaram indisponíveis. Por isso, todas as repartições públicas foram fechadas temporariamente.

Não foram divulgadas informações sobre os responsáveis pelo ataque, comprometimento de dados ou pedido de resgate. Cinco dias depois do ataque, apenas parte dos serviços foi retomada e a economia local sofre prejuízos.

Em comunicado, o governo informou que os serviços de emergência e segurança pública estão totalmente operacionais. No entanto, corretores de imóveis reclamam que não conseguem acessar as guias de impostos e escrituras para concluir as vendas.

Ameaças de ransomware

(Fonte: Freepik/master1305/Reprodução)(Fonte: Freepik/master1305/Reprodução)Fonte:  Freepik/master1305/Reprodução 

Os ataques de ransomware são considerados as maiores ameaçadas cibernéticas para empresas privadas e instituições públicas nos EUA. Uma pesquisa da Forcepoint apontou que 75% dos profissionais acreditam que os ataques de malware e ransomware serão as principais cyber ameaças às organizações nos próximos 12 meses.

Uma força-tarefa para combater o crime foi criada no país em 2021 para compartilhar informações sobre o tema. Porém, relatórios do Tesouro dos EUA apontam que o ano deve ter um recorde de pagamento de ransonware.

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.