12 volts em cabo UTP, quantos metros ele percorre sem perder sinal?

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #19151
    Rodrigo Santos
    Participante

    Gostaria de saber se eu utilizar um par do cabo UTP Cat5 pra levar 12v, 10A, qual a distância máxima que conseguirei enviar esses 12v? O meu problema é que o cabo vai ter cerca de 60 Metros, e vai alimentar 2 câmeras.

    #48747
    Bruno Mendes
    Participante

    Amigo é possivel levar energia no cabo UTP e também a imagem de video, porém não é o mais aconselhado. O ideial para longas distancias é fazer a alimentação local para as cameras. Isso pode evitar dor de cabeça com interferencias ou perda de sinal.

    Abraços.

    #48751
    Rodrigo Santos
    Participante

    Mas o problema é que preciso ligar na bateria. Existe uma confusão nesse assunto, a própria GIGA tem um Switch para cabos utp que leva energia dizendo até 300 mts, como pode surgir interferência nos pares que são feito para isso? (evitar interferência externa).

    A minha dúvida é qual a distância máxima que eu posso obter nesse processo.

    #48753
    yogi
    Participante

    Olá…

    Sim, é possível passar alimentação através do cabo UTP.
    Porém, se vc está pensando em usar somente “um par” dos 4 que existem neste cabo, a coisa complica pouco.
    Devido a sessão corte(área) deste fio sendo muito pequena, isso aumenta em muito a sua resistência, o que ocasiona a queda de tensão.
    Portanto, haverá necessidade de substituir a fonte com voltagem maior que 12V.
    É possível calcular qual tensão de fonte necessária, utilizando a 1ª e a 2ª Lei de Ohm. (usando dados como: Sessão área e resistividade do condutor, comprimento, resistência do fio, resistência da câmera, etc…)Vai ser chato aqui ficar expondo tudo isso.
    No site do Datacabo abaixo tem uma tabela relação: Tensão alimentação x Distância x Consumo câmeras.
    É interessante talvez para ter noção disso tudo. Entretanto, nessa tabela é considerado uso de “3 pares” do cabo UTP somente para envio de energia e um par para sinal de video , é um cabo para uma câmera.
    http://www.datacabos.com.br/paginas/especificacao/baluns-passivos/110102240-balun-passivo-de-video-e-alimentacao-com-protetor-de-surtos.pdf

    Abraços.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.