Ajuda para projeto residencial simples

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #13029
    pvsa
    Participante

    Olá amigos!

    Este é o meu primeiro post, mas tenho acompanhado o forum a algum tempo, e a qualidade das informações são muito boas, tenho grande experiencia em infra de redes de informatica e do pouco que “sei” de teoria de CFTV, devo muito a este site, mas nunca instalei na pratica.

    Gostaria de auxilio para CFTV para o seguinte ambiente:

    Minha residencia tem um quintal de frente, de 10×20, com um muro antigo, baixo com 10m de comprimento por 1,5m de altura que da para uma rua com grande movimento em horario comercial.

    Na lateral direita (entrada de pedestre), matenho uma lampada “luz branca” de 100w acionada por fotocelula ligada por toda a noite.

    Na lateral (esquerda acesso da garagem), coloquei um holofote de 500w halogeno, acionado por “presença”. Obs: nessa lateral bate sol forte intenso a tarde inteira… Isso prejudicaria uma camera??

    As duas lampadas citadas, ficam a cerca de 2m de distancia do muro da frente.

    Objetivo: ter visão do quintal proximo ao muro da rua ( saber quando alguem entrar no quintal e verificar a movimentação da calçada. E acesso remoto, pois viajo com frequencia… Posteriormente colocar outras cameras com visão do interior do terreno.

    Bem, li o maximo de teoria possivel sobre CFTV, para esta instalação, mas ficaram duvidas…:

    CAMERA IDEAL: microcamera ccd e caixa de proteção da basta??? ou precisaria de camera com infravermelho ou algum tipo profissional? A perda de imagem quando for acionado holofote de presença que completa a iluminação primaria?
    Obs: as cameras ficariam expostas ao tempo, sol e chuva (Bem fortes… tipico RJ). Proteção só se ficassem na varanda da casa, mas aí seria 20m até a rua… é muito ou estou enganado?

    POSICIONAMENTO DAS CAMERAS: presumo que duas a principio bastaria… uma para cada canto, pois no meio do quintal existe uma arvore… O ideal seria coloca-las o mais proximo darua possivel? Ex: proxima as lampadas de iluninação laterais?

    CABEAMENTO: creio que gastaria cerca de 40m de cabos para cada lado. Qual seria o ideal, RG59 ou Cat5e? Obs: se não tiver tiver desvantagem para o Cat5, otimo, pois já tenho.

    PLACA DE CAPTURA: pelo que estudei, sei que o ideal é uma placa específica, mas já possuo uma simples placa de sintonia e captura de TV, com entrada RF e RCA, poderia utilizada a principio (ambientãção), enquanto junto grana para uma GV da vida??

    É isso, peço desculpa a todos se escrevi demais, mas tentei passar o maximo de informações sobre o ambiente e a minha necessidade…

    Agradeço aos amigos que tiverem a paciencia de me ajudar!

    Grande abraço a todos!!!!

    #31203
    yogi
    Participante

    Olá…

    Pelas medidas fornecidas dá para ter uma idéia da ambientação do quintal de sua residência.
    Porém fica difícil imaginar como são as laterais, se tem as paredes altas ou baixas e se tem vizinhos com muros baixos ou não.
    Acho importante analisar bem as possibilidades de invasão não só pelo muro da frente.
    Para poder visualizar bem a parte externa, principalmente as calçadas, as câmeras devem estar também externamente à parede, uma em cada canto, de forma que as duas fiquem posicionadas focalizando de frente uma com a outra para ter toda visão da frente.
    Neste caso, talvez fique difícil posicionamentos das câmeras devido à baixa altura do muro. Pois serão alvo fácil de vandalismo ou de roubo destas. Mesmo que instale um poste metálico sobre o muro, deve ter altura suficiente para impedir o furto ou talvez há necessidade de instalar as câmeras numa “gaiola” antifurto.
    Veja que só para visualização das calçadas já foram duas câmeras.
    Para monitorar o quintal junto ao muro vai precisar pelo menos mais uma câmera, dentro do quintal, posicionada a uma das paredes laterais de forma que consiga obter a visão de toda extensão do muro.
    Posicionamentos das câmeras devem estar de forma que evitem incidências diretas das luzes das lâmpadas nas lentes para evitar ofuscamentos.
    Se vc pretende usar mini câmeras, escolha de CCD Sony Day-Night e com boa caixa de proteção. Se a iluminação for muito fraca pode optar com infrared, mas dificilmente cobrirá a largura de 10m. Se quiser ter imagem com melhor definição, então deve escolher uma profissional com auto-íris que geralmente funciona melhor (cuidado que tem câmeras ditas “profissionais” falsas que só tem tamanho).
    Quanto ao cabo poderia ser Cat5e, porém vai precisar de par de conversores passivos para cada câmera. Eu particularmente uso mais coaxial com boa quantidade de malha.

    Enfim, se vc não tiver experiência em CFTV, a minha sugestão é contratar profissional para uma avaliação melhor do ambiente, escolha de materiais de acordos e respectivos posicionamentos destes.
    Mas se quiser aventurar em uma instalação cabe a sua decisão.
    Boa sorte.

    Abraços.

    #31217
    pvsa
    Participante

    Blza Yogi, primeiramente agradeço a ajuda.

    Quanto a questão das laterias, de ambos os lados, tem construção de 2 andares, sendo que uma se extende até o muro da frente e do outro lado existe um muro de 1,8m nos 5m mais proximos da parte da frente.

    Sobre a vizualização da calçada, a principio creio que só a visualização da área em frete a casa, já supre a necessidade inicial, mas entendo que também seria interessante para visualizar calçada ao longo da rua.

    Pelo que você indicou, devo optar pelas mini-cameras.

    Sobre a questão do uso de uma placa de sintonia e captura de TV e FM, com entradas RCA e RF, enquanto não adquiro uma placa especifica de captura de CFTV, tem alguma dica para me passar?
    Nesse tipo de placa estaria limitado a uma camera ou poderia usar algum conectar para vizualizar mais de uma?

    Grande abraço!

    #31219

    Essas placas possuem normalmente apenas uma entrada, existem dispositivos como quads ou sequencias que poderiam “dividir” a gravação, porém com perdas de imagens ou de resolução, além de uma grande dificuldade de gerenciamento. O melhor mesmo é investir em uma placa com o número de canais e FPS adequados ou um DVR stand alone.

    Eu particularmente aplico a seguinte regra:

    – Minicâmeras para uso interno simples
    – Para uso externo câmeras profissionais com lentes adequadas
    – Câmeras com infravermelho para aplicações com baixa iluminação.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.