cabo coaxial 100% cobre X aluminio cobreado

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #20812

    Olá Reis,

    Em termos de materiais elétricos o cobre tem uma condutividade mais alta que o alumínio, isso significa menor resistência para sinais elétricos, menores perdas e maiores distâncias de transmissão de sinais.

    Porém no Brasil a principal desvantagem é que não possuimos jazidas de cobre, portanto praticamente todo o cobre utilizado para a construção de cabos e condutores é proveniente de matéria prima importada. Já o alumínio é abundante em nosso país o que permite um custo muito mais baixo na produção, e consequente maior disponibilidade no mercado.

    Em parte das instalações podemos sacrificar um pouco o desempenho do cabo como forma de reduzir os custos no investimento.

    Em termos práticos o cabo coaxial 100% cobre (RG59), pode ser utilizado para transmissão de sinais de vídeo a até 250 mts, já para o cabo coaxial de alumínio cobreado tem distância máxima entre 100 e 150 mts dependendo do fabricante. (Distâncias especificadas com uma boa margem de segurança)

    Espero ter ajudado

    Abraço

    Marcelo Peres
    Guia do CFTV

    #20813
    jorge reis
    Participante

    muito brigado marcelo, pela resposta rápida ao meu questionamento, só que me surgiu uma nova dúvida: a única diferença entre o 100% cobre e o de aluminio é a condutibilidade do cabo? ou existe alguma relação entre o material e o nivel de proteção contra interferencia que o cabo coaxial teria de um ou outro material. e outra pergunta, a fita de aluminio que recobre os cabos RGc pode atrapalhar em alguns casos a relação de ruido na imagem?

    #20814
    jorge reis
    Participante

    muito brigado marcelo, pela resposta rápida ao meu questionamento, só que me surgiu uma nova dúvida: a única diferença entre o 100% cobre e o de aluminio é a condutibilidade do cabo? ou existe alguma relação entre o material e o nivel de proteção contra interferencia que o cabo coaxial teria de um ou outro material. e outra pergunta, a fita de aluminio que recobre os cabos RGc pode atrapalhar em alguns casos a relação de ruido na imagem?

    #9210
    jorge reis
    Participante

    gostaria de saber qual a diferença entre eles e quando é possível utilizar o cobreado (mais barato).

    #20819

    Olá amigo,

    Pelo que estudei até hoje o tipo de material não existe diferença quanto ao nível de proteção, na realidade o que vai influir para a proteção é a porcentagem da malha e seu tipo de trama. O ideal seria 95% de malha, mas é um cabo que não encontramos no mercado nacional e quando se encontra custa praticamente 5,00R$ o metro. O que inviabiliza seu uso.

    Quanto a fita de alumínio ela é ótima quando utilizamos sinais de alta frequência, mas pode gerar atenuação (reduzir a relação sinal ruído) em maiores distâncias para sinais de vídeo banda-base.

    Abraço

    Marcelo Peres
    Guia do CFTV

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.