Cálculo de consumo DVR

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #19149
    Cláudio Costa
    Participante

    Olá pessoal,

    Estou com uma dúvida um tanto cabeluda…

    Vou instalar um DVR em local onde não há internet. então decidi colocar um modem 4G com um plano de 40 GB.
    E preciso saber se esse 40GB vai ser o suficiente para o DVR enviar as imagens sem estourar esse limite.

    Então gostaria de saber se há um cálculo que eu possa fazer pra ter uma noção de quanto de dados o dvr enviará por mês.

    Por exemplo, vou deixar setado o codec do dvr em 64kbps para cada câmera.

    #48841
    Varlei Nattis
    Participante

    O 3G raramente é disponibilizado, 4G é raridade somente em alguns pontos e mesmo assim a largura de banda real oferecida é ridícula para monitoramento.

    #48843
    Alex Souza
    Participante
    blatzkovit escreveu:
    Olá pessoal,
    
    Estou com uma dúvida um tanto cabeluda...
    
    Vou instalar um DVR em local onde não há internet. então decidi colocar um modem 4G com um plano de 40 GB.
    E preciso saber se esse 40GB vai ser o suficiente para o DVR enviar as imagens sem estourar esse limite.
    
    Então gostaria de saber se há um cálculo que eu possa fazer pra ter uma noção de quanto de dados o dvr enviará por mês.
    
    Por exemplo, vou deixar setado o codec do dvr em 64kbps para cada câmera.

    O DVR na verdade vai usar a banda de upload. Então, tem que ver com a operadora qual a franquia pra upload, pois esses 40GB deve ser referente a download. No máximo, o que o DVR vai usar desses 40GB seria pra atualizar o DDNS e acessar um servidor NTP (atualização periódica do relógio), caso esteja configurado, mas o consumo é ínfimo.

    Se você definiu 64kbps pra cada câmera nas configurações de encoder, então esse seria o consumo: 64kb por segundo, por câmera. Daí é só você calcular, deduzindo o tempo de acesso que irá fazer e quantas câmeras vai acessar simultaneamente.

    #48844
    Alex Souza
    Participante

    Uma dica que te dou pra “economizar” banda é ir baixando a qualidade lá nas configurações de encoder até o mínimo aceitável.

    E na hora de configurar o acesso nos dispositivos do cliente, procurar apps que só mostrem uma câmera por vez (dependendo da marca, o Asee seria uma boa opção). E conscientizar o cliente dessa limitação, etc.

    #49016

    Geralmente a taxa de upload é a mesma de download, porém você deve verificar junto a sua operadora. Em relação ao total de consumo de sua banda, vale salientar que seu cliente não vai passar 24h por dia monitorando o que está ocorrendo, o consumo da banda só ocorre em sua totalidade quando alguém está acessando. Tenho um cliente aqui no RN de uma empresa de laticínios e utilizamos um sistema parecido com o que você forneceu, e o pacote que utilizamos aqui é de apenas 10 GB e dá suficientemente. Se você deixou as câmeras em 64kb/s ela vai consumir 3.8 mega/min cada Câmera. Ou seja, se ele está monitorando pelo celular e utilizar um visualizador de imagens de 4 câmeras por exemplo, vai gastar pouco mais de 15 M/min. Isso se ele ficar um minuto monitorando.

    Agora caso seu cliente queira monitorar o local 24h/dia seria interessante você contratar um pacote de internet sem ser através de modem, ou, dependendo da distância, criar um ponto a ponto e criar uma rede local. Utilizo muito isso em pedreiras, O custo a longo prazo vale, já que os pacotes de internet aqui no RN são valores altos. Espero ter ajudade.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.