Check List para Instalação

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    Posts
  • #20659

    Olá Guilherme!

    Achei sua idéia ótima! Com isso poderemos ajudar muita gente além de trocar informações práticas de campo.

    Quem tiver sugestões de itens, é só postar que assim aos poucos vamos organizando. Quando já estiver formatado poderemos criar uma seção especifica no site.

    Vou organizar e sugerir alguns itens e depois posto aqui no forum.

    Abraço

    Marcelo Peres

    #20665
    vicente
    Participante

    olá amigos,

    realmente a idéia é muito boa, ajudaria muita gente que como eu, procura se informar e obter experiencia pra sanar problemas..

    abraços…

    #20666

    Primeiro Passo: PROJETO

    Como primeira Parte do Check-List, gostaria de colocar o Projeto, que uma vez bem executado pode tornar a instalação muito mais rápida e eficiente.

    TRANSFORMANDO NECESSIDADES EM SISTEMAS

    Necessidades do Cliente:

    O primeiro passo a definir é se o cliente compreende suas necessidades e os requerimentos de segurança de sua empresa. ɠimportante extrair completamente do cliente exatamente oque ele espera do seu sistema de CFTV.

    A utilização de uma lista de opções compreensiva fornece uma grande ajuda na avaliaçõa do sistema, equipamento e funcionamento, e poder assegurar a aceitação e autorizção de cada passo da definição do sistema. Será importante também conhecer os outros membros da equipe de gerenciamento a serem envolvidos no processo de tomada de decisão do sistema.

    1.Fazer um avaliação do local juntamente com o usuárioo, questionando a respeito das necessidades do sistema.
    2.Checar cada localização de área de supervisão, e certificar-se do ângulo e distância que a câmera deverá visualizar.
    3.Avaliar a iluminação necessária e definir a necessidade de iluminação adicional e ou colocação de iluminadores de infra vermelho.
    4.Planejar a utilização das imagens.
    5.Assegurar-se que tanto o usuário tem uma imagem clara de como o sistema irá funcionar e se ele realmente sabe o propósito da gravação e como as imagens/informações poderão ser utilizadas.
    6.Planejar o procedimento de resposta para os eventos possíveis
    7.Também é importante estabelecer um orçamento preliminar ao cliente, definir todas as áreas a serem visualizadas e as ameaças em potencial o local, sugerindo, se for o caso a instalação de sistemas de alarme e controle de acesso onde for necessário.

    Inspeção do Local
    É recomendada uma visita ao local pessoalmente. Nunca confie em plantas e projetos, pois estes podem ter sofrido mudanças drásticas desde sua execução. O primeiro passo a ser seguido no local é a avaliação das ameaças em potencial:
    – a ameaça é uma pessoa ou grupo das pessoas?
    – o que esta ameaça podem fazer?
    – quais recursos devem ser protegidos da ameaça?
    – quais os previsões de recursos a serem perdidos ou danificados pela ameaça?

    Logo após os passos anteriores, verifique a realidade do local e identifique os seguintes fatores:
    – qual a probabilidade da ameaça acontecer?
    – a ameaça ter exito? – existe alguma risco a vida?
    – que dano ou efeitos negativos podem acontecer se a ameaça se tornar realidade?

    Outros aspectos vitais incluem
    – o tamanho do local a ser coberto,
    – o sistema irá compreender que tipo de construção?
    – o local sistema possui um sistema pré-existente?
    – o sistema será monitorado?
    – será necessário uma sala de controle?
    – as informações devem ser registradas?
    – quem supervisionará a operação do sistema?
    – quem é o responsável pela passagem dos cabos de alimentação para câmeras? Usuário / Instalador
    – quem é o responsável pela passagem dos cabos de vídeo para câmeras (Internos e Externos)? Usuário / Instalador

    Diagramas de Configuração
    Um diagrama de configuração define em forma de desenhos e fluxogramas a operação do sistema. O diagrama de configuração final pode ser usado pelos técnicos de instalação como um a guia para seu trabalho.

    O Diagrama de configuração poderá ser usado também como referência para a manutenção tanto corretiva como preventiva do sistema.

    Durante o projeto de um sistema, inicie pelo principal objetivo. Leve em conta de como as imagens serão utilizadas, quais as respostas necessárias e qual equipamento necessário para cada ponto a ser observado e monitorado.

    Esse é o primeiro passo, assim que tiver um tempinho começo a listar a etapa de instalação.

    Abraço a Todos

    Marcelo Peres

    #20679

    Recomendações de cabeamento

    Siga estas recomendações como base para ter instalações de CFTV com cabeamentos confiáveis.

    Regras básicas para confiabilidade do cabeamento

    1. Sempre utilize cabos com capa de boa qualidade. A utilização de cabos com capa muito fina, porosa ou com falhas, a capa reduz a possibilidade da oxidação, ferrugem e abrasão que geram a redução da capacidade de condução elétrica, aumentam a resistência e impedância para o sinal reduzindo o desempenho do cabo e aos poucos vão deteriorando o cabo reduzindo sua vida útil.

    2. Utilize fita onde o cabo friccionar. Verifique os pontos de passagem onde a fiação pode friccionar, principalmente os cantos de paredes, furos passantes, bordas, passagem entre paredes ou teto, etc, nestes pontos é recomendável que o cabo seja reforçado para evitar a danificação do cabo.

    3. Use tubulação metalizada. Em locais onde os cabos estarão sujeitos a maiores problemas, como áreas com muita movimentação, tracionamento ou sujeito aos efeitos do ambiente, interferência ou indução é recomendada a utilização de tubulação galvanizada, pois uma tubulação metálica tem a capacidade de isolar o cabo interno contra praticamente todas as interferências e induções externas, geradas por outros sistemas ou até mesmo por descargas elétricas. Em locais menos propícios a interferência a utilziação de tubulação plástica ou PVC também pode ser uma boa alternativa dado ao seu custo mais acessível e sua maior maleabilidade. A utilizição de conduítes tipo corrogado deve ser a última opção, dada a sua fragilidade. Sempre projete a tubulação com um mínimo de 50% de sobra para futuras manutenções e expansões e sempre deixe uma margem de 30% de sobra na tubulação para que não ocorram aquecimentos mútuos dos cabos e possibilidade de fricção interna entre os cabos nas curvas e passagens mais complicadas.

    4. Nunca faça passagem de cabos próximas a linhas de transmissão AC. Uma passagem de cabos próxima a linhas AC poderá causar a indução de corrente elétrica, e interferência. Esta situação pode gerar vários problemas no funcionamento de seus equipamentos, como faixas passando na imagem, ruído constante, nível de cor incorreto, entros tipos de interferência, e em casos mais graves até a queima de equipamentos.

    5. Fixe a fiação às estruturas permanentes. Fixe sua fiação às paredes e tetos permanentes. Usar paredes ou tubulações provisórias para fixação do cabeamento pode resultar em cabos rompidos na medida que estas estruturas forem movidas ou removidas.

    6. Todas as passagens de cabos devem estar acessíveis e ter possibilidade de manutenção. Muitos problemas com sistemas da CFTV, segurança e incêndio podem ser localizados mais facilmente desta maneira, mantendo um sentido comum as passagens de cabos, facilitando manutenções, expansões e verificações. Procure seguir os caminhos préviamente traçados para cabeamentos gerais, evitando assim a criação de caminhos alternativos que podem dificultar manutenções futuras. E lembre-se sempre que as áreas que estão acessíveis durante a construção/instalação podem não ser acessíveis no futuro.

    7. Todos os cabeamentos devem ser identificados com etiquetas adesivas ou com talas específicas para identificação, incluindo os condutores de alimentação e aterramento, devendo ser identificados os usos e funções dos cabos. Mantenha uma cópia do diagrama de cabeamento no local para que seja possível identificar o seu esquema de cabeamento. A identificação de cabos já passados é um retrabalho longo e cansativo e pode facilmente ser evitado, deixando-se disponível o diagrama de passagem do cabeamento.

    8. Não prenda seu cabeamento às tubulações água corrente, de água aquecida, do sistema de extinção de incêndios ou dos dutos de gás. O calor e a umidade das tubulações quentes podem causar problemas com isolação do seu cabemanto, além disso qualquer manutenção nestes sistemas pode gerar o rompimento da sua passagem de cabo.

    9. Evite o esforço mecânico dos cabos. Cabeamentos extremamente esticados, podem reduzir o desempenho dos cabos, resultando em falhas no sinal de vídeo, aumento na impedância, falhas intermitentes entre outros problemas. Evite fazer dobras (90graus) ou curvas muito acentuadas nos cabos, pois isto pode enfraquecer a rigidez mecânica dos cabos e causar o stress e futuro rompimento dos cabos. Faça sempre as curvas de forma gradativa e suave, principalmente nos cabos coaxiais.

    10. Mantenha sempre sobras de cabo para serviço em ambas as extremidades. Isto é essencial. Isso será muito útil, pois qualquer serviço de manutenção necessário em algum ponto da passagem do cabo, precisará movimentar, puxar ou mover o cabo, e qualquer emenda irá reduzir o tamanho do cabo em alguns centimetros. Além disso equipamentos como câmeras, sensores, movimentadores, etc, podem ter sua posição e localização podem ser modificados a qualquer momento. Assim como novos equipamentos podem ser adicionados.

    11. Mantenha passagens de cabos de reserva. Em determinadas situações a passagem de cabos de reserva poderá garantir a possibilidade de uma manutenção mais fácil e rápida, além de prover a possibilidade de futuras expansões. Muitas vezes o custo de alguns cabos a mais pode ser diluido no montante da instalação e até mesmo recuperado na primeira manutenção, sem todo o trabalho de passagem do cabo por completo.

    12. Proteja suas passagens de cabos com aterramento sempre que possível. O aterramento da tubulação é muitas vezes a única via de escape contra descargas elétricas, interferências e induções, tanto para cabeamentos como circuitos.

    13. Utilize sempre conectores e emendas de boa qualidade. Prefira os conectores de crimpar, níquelados ao invés dos conectores de rosca e zincados que tem maior probabilidade de oxidação.

    Estas indicações com certeza irão auxiliar na execução de instalações e projetos mais confiáveis e reduzirão os problemas decorrentes dos agentes externos ao sistema. Porém a manutenção periódica e preventiva é sempre recomendada e deve ser feita em no máximo a cada 6 meses.

    Em breve estaremos complementando esse tópico e inserindo novas indicações para o Check-list.

    Abraço a todos

    Marcelo Peres

    Guia do CFTV[email]mpperes@cctvguide.net[/email]

    #20681
    Guilherme Bartz
    Participante

    Estou criando o checklist com os principais detalhes que não podem passar desapercebidos numa instalação, por ex.:
    Acabamento
    Fixação de cameras
    Fixação de caixa de proteção
    Conectores
    Regulagem de posição de camera e foco
    Posicionamento de acordo com projeto
    Qualidade de imagens
    Tensão nas cameras

    Quem lembrar de mais alguma coisa vai adicionando

    #20768
    Guilherme Euler
    Participante

    Pode parecer absurdo… mas muita gente se esquece de um ponto…

    IDENTIFICAÇÃO DO CABEAMENTO

    Alguém aí já pegou uma tronca de mais de 30 cabos e nenhum deles identificado? Pois é… peguei um assim semana passada. Ainda bem que não sou eu o responsável pela parte de cabeamento, mas fiquei com dó do carinha.

    #20780
    ernesto
    Participante

    Vc tem toda razão, amigo, depois de penar mt estou adotando esta estratégia, o tempo que vc despende fazendo isso vc recupera em eficiência e praticidade no futuro.

    #20834
    Alberto F. Santos
    Participante

    Interessante !!! Eu já uso um metodo diferente costumo identificar pela imagem gerada na tela após ter plugado o dispositivo na placa de captura…

    #20836

    É uma outra forma, mas o principal problema é quando a quantidade cabos é grande, se por exemplo as câmeras estiverem com as lentes fora de foco, e não conseguir identificar as imagens, ou ainda se algumas câmeras não funcionarem ou o seu sinal não chegou até o final do cabo.

    Se os cabos estivessem identificados ao menos teríamos uma forma organizada por onde começar.

    Abraço a todos

    Marcelo Peres
    Guia do CFTV

    #9140
    Guilherme Bartz
    Participante

    Vamos discutir alguns procedimentos para criarmos tipo um check list para instaladores de CFTV, para ajudarmos alguns colegas que não tem raciocinio lógico sobre passagens de cabos, tipos de cameras e por ai vai….
    Conto com a colaboração de vcs.

    #20868
    Alberto F. Santos
    Participante

    Verdade é um detalhe que facilita muito, simples e eficaz Porém nossa equipe costuma regular foco e lente antes de instalar os dispositivos, já no problemas de estar sem sinal de imagem ou de audio costumamos fechar uma combinação de cores( curto ) na ponta do cabo onde se encontra a câmera e na outra onde fica o servidor (exemplo ) buscamos essa combinação ( curto ) com um simples multimetro até que se identifique o cabo, como testamos todas as câmeras, cabos, fontes e portas de entrada de video da placa de captura antes de instalar dificilmente encontramos problemas de sinal de video é um procedimento minuncioso mas que dá resultado claro que muitas vezes pode ocorrer um rompimento no cabo na hora da passagem do mesmo e outros imprevistos inevitáveis na hora da instalação.

    Atenciosamente: Alberto F. Santos

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.