Como escolher fonte adequada

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #15606
    Edu_maciel
    Participante

    Ola amigos, vi em sites especializados que existem diferentes tipos de fonte estabilizadora de 12v, o que as diferencia no preço pelo que vi são os amperes, a pergunta é qual a diferença na pratica de uma fonte de 10,00 com 1A e uma outra de 35,00 com 4A?, A distancia , tipo a metragem da fiação necessita de mais amperes, a qualidade da imagem é influenciada, ou oq?
    Grato mais uma vez pela atenção de todos os amigos que tem se mostrado solicitos em compartilhar seus conhecimentos tecnicos.

    #37505
    yogi
    Participante

    Olá…

    A escolha das fontes de alimentação, depende basicamente da potência necessária para carga utilizada.
    Então seria, quanto maior a amperagem(A) maior será a potência produzida, conforme a equação de potência elétrica (P=U.i).

    Nos sistemas de CFTV temos:

    – cameras e suas especificações
    – escolha de cabos (tanto da bitola e da distância utilizada)

    Ex.:
    Numa instalação de camera com especificação:

    12V e 1A com cabeamento curto de alguns metros, basta ter a masma especificação na fonte (12V com 1A).
    Porém quando cabeamento é longo, aí necessário saber qual a bitola do cabo e de seu comprimento, para fazer o cálculo ( 2ª lei de ohm) para escolha de fonte adequada, pois, quanto maior for a distância, maior será a sua resistência (R) e por consequência a queda da tensão final (U).

    Para o cálculo terá de saber:

    R= ρL/A

    Onde:
    – ρ é a resistividade elétrica do material (Ω.m)
    – L é o comprimento do fio condutor (m)
    – A é a área da secção transversal do fio (m²)

    Se você não estiver habituado a fazer estes calculos e não quer gastar tempo pesquisando estes dados, então outra boa saída, e talvez, o mais certeiro é instalar cabo e camera e medir a tensão, utilizando um multímetro, na entrada de alimentação junto da camera. Se eventualmente houver a queda (U), então, terá de substituir a fonte com voltagem maior, de forma que dê próximo ou pouco mais de 12V no final.

    Abraços.

    #37506
    Jean Magoga
    Participante

    Conforme perfeitamente explicado ai pelo amigo, isto e muito importante
    pois se vc estiver usando uma camera com infravermelho e uma longa distancia de cabo, quandos os leds (infravermelhos) acenderem a camera ira desligar.
    A imagem ficara ruim, talvez cheio de interferencias com faixas pretas passando na camera, e por ai vai sao inumeros os problemas.
    É claro que deve ser levado em consideração a distancia o ambiente e o que tipo de equipamentos a em volta, mais com relação ao tipo de cabo, eu tenho usado um cabo de rede na maioria das minhas instalações, e tenho obtido um bom resultado com isso

    #37514
    Fernando Deschamps
    Participante

    Olá Amigo!!!

    Acho que as explicações acima, contém informações técnica suficiente para você aprofundar o conhecimento.
    Mas de uma maneira mais simples, você deve verificar na câmera que você comprou qual a amperagem necessária para ele. Essa informação vem junto com o equipamento.
    Você deve sempre deixar um folga de 30%, na fonte. No caso de 3 câmeras que consumam 0.300mA eu usaria um fonte de 1,5A.
    Como já foi citado acima você deve cuidar com a bitola do cabo, mas em pequenas instalação você pode usar essa regra.

    Abraços.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.