Como funciona um conversor UTP?

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12282
    Drigo
    Participante

    Ola para todos , gostaria de saber como funciona um conversor UTP, ele amplifica o sinal de video apenas transmite, qual o tipo de dispositivo que tem dentro dele, qual a maneria correta de ser instalado, um conversor no pé da camera e o outro no pé do PC, pode ter emenda de cado entre o conversor que esta na camera e o outro que esta no pc, qual a diferença do balun passivo para o ativo ?

    Agradeço a quem me responder pois para começar a trabalhar com um novo tipo de equipamento é melhor se informar antes para não ter porblemas.
    Obrigado!

    #28782

    Olá amigo,

    Seguem algumas respostas abaixo:

    Os conversores de par trançado, conhecidos como baluns trabalham efetuando a conversão da impedância de 75 ohms padrão do CFTV analógico para 100 ohms característica dos cabos UTP, além disso ele converte o sinal de vídeo balanceado para o modo desbalanceado, ou seja são enviados dois sinais simétricos um em cada condutor do par utilizado. O efeito de simetria é utilizado em conjunto com as tranças do cabo para remover induções e interferências na chegada do sinal no outro conversor.

    Os conversores ativos amplificam o sinal de vídeo, os passivos não.

    O circuito é composto por um filtro e dependendo do modelo amplificador, protetor de surto, etc.

    Devem ser instalados sempre com cabos de par trançado acima da categoria 3, atualmente com o CAT 5E, utilizando um balun na câmera e outro na chegada do sinal.

    Procure evitar emendas, mas caso necessário utilize conectores emenda de boa qualidade que podem ser encontrados em boas lojas de telecom.

    Os conversores ativos são amplificados e devem ser utilizados para distâncias acima de 300m. Podes utilizar um conjunto passivo na câmera e ativo no DVR para até 1000m e um conjunto ativo e ativo para até 2000m.

    #28830
    Drigo
    Participante

    Agradeço pelas informações isso é algo para se tirar bastante proveito.
    Gostaria de tirar mais duvidas:

    “O efeito de simetria é utilizado em conjunto com as tranças do cabo para remover induções e interferências na chegada do sinal no outro conversor.”

    Nesse caso seria a utilização de um par do cabo para a transmisão do sinal pelo conversor, mais a minha duvida é : se eu usar 2 pares para a transmisão do sinal como eu sempre faço , um par em um borne do conversor e outro par no segundo borne do conversor, isso melhora piora ou na faz diferença alguma ?
    E eu poderia usar outro par do cabo para mandar alimentação para câmera ou não seira aconselhado isso ?

    #28836

    Realmente esta não é a forma mais recomendada, pois os baluns trabalham sobre os sinais dos cabos que devem ser trançados. No balun o sinal é dividido em 2 sendo um deles enviado por um dos fios do par e outro é invertido e enviado pelo outro fio do par. Em caso de interferência, sendo o cabo trançado, a mesma incide sobre os dois condutores na mesma posição, garantida pela trança do cabo. No balun receptor é feito o processo inverso, ou seja o sinal invertido é desinvertido, e somado com o sinal em fase, neste processo as interferências e induções são eliminadas pois foram somadas ao sinal após a inversão do primeiro balun. Com a segunda inversão ficam em fase oposta ou seja, uma positiva e outra negativa, anulando-se mutuamente na recomposição do sinal.

    Dessa forma é recomendado sempre utilizar os pares trançados, respeitando a formação do par e polaridade.

    Espero ter ajudado.

    #28839

    Para a alimentação não tem problema usar pares em conjunto ou duplados, mas para o sinal não é recomendado.

    #28843
    Drigo
    Participante

    Agradeço muito por todas as informações Obrigado !

    #28855

    Por nada amigo,

    Um abraço

    #41381
    wande
    Participante

    Dentro deste tópico, gostaria de tirar uma dúvida. Fiz um experiencia com os conversores utp passivos para analisar o sinal de vídeo entre os baluns, conforme você explicou os sinais são simétrico em cada via, porém no pólo negativo é diferente do positivo. Usei o blindagem do conector como referência e depois o negativo da fonte, mas os sinais das duas vias são diferentes, pode me esclarecer por que deste resultado?

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.