Comprimento do fio e Quantidade de sensores?

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #18859
    Dom Cielo
    Participante

    Olá amigos, estava lendo alguns manuais hoje e percebi que certos fabricantes indicam uma quantidade máxima de sensores e também o comprimento máximo do fio. Sei que o ideal, até para saber onde houve o disparo, seria um sensor por zona, mas e na prática, quantos sensores podemos colocar sem problema de alimentação por zona? E qual a distância máxima do fio?

    #48018
    HEWERTON GUIMARAES
    Participante

    Boa tarde amigo!

    Olha eu xeretando aqui de novo! kk…

    Cara, eu não sou perito em central de alarme, mas pelo que eu sei não há uma regra específica para quantidade de sensores por zona.

    O que eu sei, e com certeza, é que cada central tem um limite de impedância que a zona suporta (talvez essa informação você encontre no manual das centrais) e essa impedância é determinada pela relação de resistência oferecida por parte do sensor infravermelho e pelo condutor que foi utilizado (fios de cobre são melhores e tal).

    É isso, espero ter ajudado.

    Boa sorte!

    http://www.cftvclube.com.br
    https://www.youtube.com/user/hkadmiel

    #48021

    A distância máxima de transmissão depende muito da bitola do cabo utilizado, quanto maior a bitola, menor a resistência do laço. Teoricamente não existe limite para o número de sensores por zona, porém cada contato, emenda, sensor, junção inserem perdas no sinal, que somadas resultarão em uma maior impedância no laço. Quanto maior a impedância do conjunto maior o risco de instabilidade e dificuldade para a central identificar corretamente um disparo. As normas internacionais indicam um sensor por zona, sendo permitida a supervisão de tamper, problemas, etc.
    Alguns fabricantes permitem ligações em zona dupla, que nada mais são que uma série identificada por resistores. Outras centrais mais avançadas possuem também a operação por barramento (bus de dados) onde podem ser conectados diversos sensores no mesmo barramento (ligação em paralelo, normalmente 4 fios), sendo a identificação realizada pelo endereço do dispositivos ou através de jumpers.
    Na minha opinião, atualmente o custo de uma central com mais zonas, normalmente compensa a identificação individual dos sensores, lembre-se que quando ocorrerem disparos em falso você será acionado e terá dificuldades em descobrir o real problema, Além disso os disparos em falso reduzem a confiança do cliente no seu trabalho e também no sistema. Tenha certeza que o cliente não vai lembrar que a decisão de reduzir o custo foi dele, e você é o profissional, devendo orienta-lo das consequências.

    #48023
    HEWERTON GUIMARAES
    Participante

    Bom dia amigos!

    Muito bem exposto Marcelo.

    Lendo todo o tópico novamente, eu encontrei uma outra utilidade para o uso de 2 sensores na mesma zona.

    Já vi instaladores que costuma colocar dois sensores em paralelo por zona para tentar minimizar disparos falsos.

    Sabemos que o correto é investir em sensores de boa qualidade dimensionados adequadamente para a área, mas tem um pessoal que acredita valer a pena esse tipo de “solução”.

    http://www.cftvclube.com.br
    https://www.youtube.com/user/hkadmiel

    #48028
    Dom Cielo
    Participante

    Marcelo, as centrais com BUS obrigatoriamente usam sensores próprios para esta tecnologia, ou é possível utilizar sensores normais com este tipo de central?

    Hewertonnn, é o que alguns chamam de “zona inteligente”, que precisa de dois acionamentos para haver o disparo. Dependendo do local, não há muito de inteligência nessa solução, eheheh.

    #48031
    HEWERTON GUIMARAES
    Participante

    Boa tarde!

    Eu também penso assim, mas me impressiono com a criatividade dos caras. Na verdade até apoio porque as vezes eles criam ótimos “métodos alternativos”. Kkk…

    Se fosse comigo, eu usaria um sensor infravermelho micro processado e que custa por volta de R$ 120,00 (o pessoal também chama de microondas aqui).

    Boa sorte!

    http://www.cftvclube.com.br
    https://www.youtube.com/user/hkadmiel

    #48041
    Dom Cielo
    Participante

    Andei lendo uns manuais que tenho aqui dos sensores da Rokonet. Parece que a tecnologia BUS depende tanto da central quanto do sensor. Uma pena, pois tenho um estoque aqui de sensores mistos (IR + MO), mas sem o BUS.

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.