Consumo energia elétrica – Câmeras Infra 3w ou 12w?

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #19278
    Roberto Junior
    Participante

    Bom dia, Srs.

    Tenho em minha residência 8 cameras infra Citrox instaladas em um DVR LuxVision, todas em pleno funcionamento.

    Depois da instalação, percebi um aumento considerável da energia elétrica, comecei a então pesquisar o que poderia ser e ao que parece, realmente essa instalação me leva cerca de R$ 60,00 mensais de custo, alto, se considerarmos os preços praticados hoje em SP por cada Kw.

    Por inexperiência, instalei 1 fonte de 1a 12v pra cada câmera, ou seja, tenho 8 fontes de 1a, totalizando 8a trabalhando a 12v cada.

    A minha dúvida é a seguinte : Nas especificações da câmera, o consumo de cada uma é de 0.3ma em modo infra, se convertermos isso pra 12w (1a * 12v), teremos então 3,6w gastos por câmera, mas….. o consumo será por esses 3.6w ou por 12w da fonte ?

    A câmera necessita de 3.6w pro trabalho mas a fonte (1a 12v), trabalha a 12w, então qual é o consumo real de cada câmera ? 12w mesmo devido a fonte ou 3.6w necessitados pela câmera.

    Num arredondamento, considerando os 12w da fonte, teríamos 12w*8 = 96w * 24 horas = 2300w * 30 dias = 69kw mês. Convertendo isso pra valores, o Kw em SP sai por cerca de R 0,80 já com impostos, então teríamos R$ 55,00 gastos só com as 8 câmeras.

    Essa conta está certa ?

    Obrigado pelo auxilio!

    Abraços
    Junior

    #49036
    yogi
    Participante

    Olá…

    Pois é.
    Na teoria seria como vc imagina.
    A especificação da câmera ser: 12V, 300mA (ou 0,3A), portanto, teria a potência de 3,6W.
    Então, consumo seria esse e não a capacidade de fornecer amperagem (1,0A) da fonte.
    O seu raciocínio até está correta.
    Porém, se suas câmeras são com IR e este só é ativo no escuro. Não sei onde estão instaladas as câmeras, mas, se durante o dia tiver a claridade, provavelmente não estará ativo IR e consumo deve estar menor (~= 0,15A).
    Deve-se também considerar a distância do cabo e seu diâmetro, este pode levar o aumento da sua resistência, consequente maior consumo em potências, perdendo na forma de calor.
    As fontes não são perfeitas. Elas esquentam enquanto estiverem plugadas as tomadas, o que também levam a gastos.
    Tem também consumo do DVR.
    Tem vários fatores que contribuem nos consumos, o que torna difícil de “mensurar” de forma perfeita.
    Porém, teoria é teoria. Nem sempre é real.

    Abraços.

    #49040
    Roberto Junior
    Participante

    Olá yogi!

    Obrigado pelo retorno.
    Eu estava achado estranho mesmo esse cálculo cheio, de 12w por câmera. De qualquer forma, vou substituir minhas 8 fontes de 1a pra 1 fonte de 3a, quero ver como as câmeras vão se comportar.
    Na verdade tenho 2 mini cameras, 0,15mA e 6 infras 0,3mA, então acredito que com 3A eu consigo supri-las.

    Após os testes, vou a comunica-los, apenas pra estatística.

    Abraço!

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.