Distancia X Alimentação X Balun x PoE

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • #17635

    Olá meus amigos, tudo bem?

    Desde já queria agradecer aos que contribuem para o site, pois antes de criar este tópico eu já pesquisei e aprendi bastante coisa nova.

    Gostaria de compartilhar com vocês um projeto que peguei, e queria a opinião de vocês para saber se estou fazendo a coisa certa ok?

    Estou com um projeto para a instalação de 16 câmeras com DVR em um galpão insdustrial.

    Este galpão é bem grande, do DVR para cada câmera são em media 100 a 200 metros, quem sabe alguma chegue até a 300mts.

    Pelo que pude perceber ao ler algumas mensagens aqui no fórum, o ideal seria eu utilizar o par de balun passivo com cabo UTP cat 5e ao invés do coaxial, estou correto?
    Não sei se vou conseguir chegar com alimentação em todas as câmeras, e uma das questões é: eu consigo levar energia para essas cameras de alguma outra forma via cabo UTP por exemplo?
    Sei que hoje existe a tecnologia PoE, existe algum adaptador ou equipamento que eu consiga mandar a energia pelo mesmo cabo UTP de VIDEO?

    Algum me recomenda algo diferente?

    Um grande abraço.

    #43870

    Sou novo no ramo, mas vou opinar mesmo assim. 😆

    Como se trata de um ambiente industrial, os cabos ficaram sujeitos a muitas interferências e por esse motivo aliado a distância eu utilizaria Baluns ativos nas câmeras instaladas a mais de 100m

    O cabo UTP tem quatro pares de fios, logo você pode levar o vídeo e a alimentação no mesmo cabo (até mais de uma câmera…).

    OBS.: Eu utilizaria um cabo por câmera, sendo dois pares pra vídeo e dois pares para alimentação, pois assim a resistência do condutor fica menor e com isso ocorrerá uma menor perda de sinal e tensão.

    Só recomendo PoE para câmeras IP!

    Se eu falei algo errado corrijam, assim eu também aprendo! 😀

    #43876
    Robson Pires
    Participante

    Eu aprticulamente ja instalei cameras com balum passivo ha 300 metros normalmente porém depende muito da interferencia e por onde os cabos estam passando… no entanto é melhor o uso do ballum ativo, porém para ser ativo tera de colocar uma fonte no ballum … lá na camera podendo ser o mesma fonte da camera.
    O uso do cabo utp para a alimentação.. devido a distancia acredito que nao dará… além do mais se sua camera for com infra vermelho ai mesmo que será pior e nao funcionará!!!
    eu aconselharia a passar junto do cabo UTP um cabo paralelo para levar a energia 220V ou 110V mais proximo das camerase colcoar algumas fontes de cameras em locais que reduzem a distancia ate a camera ai deste ponto ate as cameras pode ir com o UTP =P
    Exemplo se um local haverá 5 cameras… leve um cabo de energia ate proximo delas de preferencia no memso local por onde passa / conectra os cabos utp’s… ali voce coloca uma caixa com uma fonte de 5A por exmeplo, e consegui´ra levar a energia 12V ate as cameras pelo cabo UTP
    nao sei se fui claro mas é uma opção!!

    auesposito escreveu:
    Olá meus amigos, tudo bem?
    
    Desde já queria agradecer aos que contribuem para o site, pois antes de criar este tópico eu já pesquisei e aprendi bastante coisa nova.
    
    Gostaria de compartilhar com vocês um projeto que peguei, e queria a opinião de vocês para saber se estou fazendo a coisa certa ok?
    
    Estou com um projeto para a instalação de 16 câmeras com DVR em um galpão insdustrial.
    
    Este galpão é bem grande, do DVR para cada câmera são em media 100 a 200 metros, quem sabe alguma chegue até a 300mts.
    
    Pelo que pude perceber ao ler algumas mensagens aqui no fórum, o ideal seria eu utilizar o par de balun passivo com cabo UTP cat 5e ao invés do coaxial, estou correto?
    Não sei se vou conseguir chegar com alimentação em todas as câmeras, e uma das questões é: eu consigo levar energia para essas cameras de alguma outra forma via cabo UTP por exemplo?
    Sei que hoje existe a tecnologia PoE, existe algum adaptador ou equipamento que eu consiga mandar a energia pelo mesmo cabo UTP de VIDEO?
    
    Algum me recomenda algo diferente?
    
    Um grande abraço.
    
    #43885

    Quanta informação…

    Vamos lá, vou mantendo vocês informado sobre minhas conclusões e o andamento do projeto ok?

    Já escolhi a utilização de cabos UTP com Balun Passivo (por enquanto) pela questão da distância média de 200mts.
    Como o balun passivo é mais barato, inicialmente vou trabalhar com ele, e caso alguma câmera de algum problema eu faço a troca por um Balun ativo.

    Deixei de lado a questão de PoE, mas ainda não sei ao certo como será feira a alimentação.

    Pela distância acredito que mandar a força via UTP também está ficando fora de questão, a não ser que eu encontre alguma outra solução.
    No momento estou mais propenso a fazer o que o robsonsc79 comentou.
    Levar a força até um ponto “concentrador” 110/220, e de lá mandar a energia pelo cabo UTP.

    Algumas perguntas:

    -Eu posso mandar a energia no mesmo cabo UTP da câmera (se for para uma distância baixa)?
    Se eu fizer dessa forma terei de abrir o cabo UTP (no meio do caminho) para fazer a emenda, isso é possível? O balun permite emendas no UTP ?
    -Eu li em algum canto do fórum, alguém falando sobre utilizar mais de um par trançado no mesmo cabo UTP para o vídeo da mesma câmera, isso é viável? Faz alguma diferença?

    Grande Abraço e agradeço desde já.

    #43887
    Robson Pires
    Participante

    Cada par trançado pode ser usado para uma camera ou seja em um cabo UTP pode se instalar 4 cameras.
    para distancias curtas como 20 metros pode-se levar a alimentação da camera (12v) no cabo UTP.
    Sim é possivel abrir o cabo UTP so evite cortar o par que voce esta usando para o video, mas caso ocorra de cortar é so emendar depois, ja fiz isso e nunca deu problema, mas o melhor é nao cortar o video…. para abrir o cabo, apenas corte a capa do cabo e corte os pares que voce quer para a aliemntação da camera, depois abra o cabo uns 15 cm depois para puxar esses fios assim voce tem como trabalhar com o fio / com os pares da aliemntação fazendo as emendas etc.

    #43894
    2012755
    Participante

    Ola Pessoal !
    Pesquisei um pouco sobre esta questão, executei 2 projetos utilizando este equipamento (http://www.datacabos.com.br/paginas/balun-passivo-de-video-16-canais-fonte-alimentacao-saida-36vcc-cod-110102224.html), conforme a descrição do fabricante, ele envia alimentação e recebe o sinal de video e a distância alcançada é de até 300 metros.

    Este equipamento permite além do ganho na distância, uma melhor organização dos cabos, permitindo a instalação em um rack junto com outros equipamentos de rede.

    Abs

    Robinson

    auesposito escreveu:
    Olá meus amigos, tudo bem?
    
    Desde já queria agradecer aos que contribuem para o site, pois antes de criar este tópico eu já pesquisei e aprendi bastante coisa nova.
    
    Gostaria de compartilhar com vocês um projeto que peguei, e queria a opinião de vocês para saber se estou fazendo a coisa certa ok?
    
    Estou com um projeto para a instalação de 16 câmeras com DVR em um galpão insdustrial.
    
    Este galpão é bem grande, do DVR para cada câmera são em media 100 a 200 metros, quem sabe alguma chegue até a 300mts.
    
    Pelo que pude perceber ao ler algumas mensagens aqui no fórum, o ideal seria eu utilizar o par de balun passivo com cabo UTP cat 5e ao invés do coaxial, estou correto?
    Não sei se vou conseguir chegar com alimentação em todas as câmeras, e uma das questões é: eu consigo levar energia para essas cameras de alguma outra forma via cabo UTP por exemplo?
    Sei que hoje existe a tecnologia PoE, existe algum adaptador ou equipamento que eu consiga mandar a energia pelo mesmo cabo UTP de VIDEO?
    
    Algum me recomenda algo diferente?
    
    Um grande abraço.
    
    #44330
    Paulo Henrique Baesso
    Participante

    Bom dia Pessoal.

    Tenho instalações muito similares a que estão conversando.

    Há algumas soluções para a alimentação.

    Uma seria utilizar um cabo PP 1,5mm² (pois tem duas cores e facilita identificação) para levar a alimentação 12Vcc. Mas há uma perda considerável até a ponta do condutor (na câmera), então opta por aumentar essa tensão para uns 20Vcc na fonte que chegará em média 12Vcc na câmera.

    O fato de passar um cabo com 220/110 Vac junto com o da câmera é que estamos correndo o risco de ter interferência na imagem, pois o cabo de alimentação poderá gerar um campo magnético grande o suficiente para interferir na imagem que trafega no cabo de imagem. Caso queira manter esse cabo de 220/110 Vac, aconselho utilizar cabo blindado para a imagem.

    Para o tráfego da imagem, acredito o que vecês conversaram sejam as melhores opções, pois o vídeo balun sempre funcionou bem pra essas situações.
    Eu sempre uso Intelbras, pois o da Lux Vision (ou similares) tive muitos problemas.

    E a respeito do PoE surgiu uma dúvida. Esse termo também e utilizado para câmeras analógicas? O fato de levar as informações das imagens e a alimentação num só cabo posso considerar que é PoE?

    Um abraço.

    #51403

    Olá galera.
    Sou novo no ramo, queria uma ajuda de voces no mesmo assunto.
    Tenho um cliente para executar uma instalação numa fazenda, porém da porteira até a casa que ficara o DVR é mais de 450m, por alto uns 500m de distancia.
    Prentendo usar o cabo UTP e usar a alimentação na com um cabeamento de 1,5mm e fontes individuais para cada camera. A duvida é que devo com certeza usar o balun ativo para essas cameras que ficarã a mais de 400 m de distancia correto ?

    Vlw abraço 🙂

    #51404
    ATACADO DAS CÂMERAS
    Participante

    Olá amigo!

    Sem dúvida, à partir de 400 metros você precisa usar balun ativo.

    Boa sorte!

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.