Interferências

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #20715
    GuiadoCFTV
    Mestre

    tente juntar e aterrar todos os cabos próximos ao pc. quantas cameras estao com interferencia? pode ser interferencia externa, ruído da seria em todas se estiver usando uma fonte só. se for individual teste troca-las.

    #9162
    Alex
    Participante

    Prezados,

    Instalei um CFTV com 7 cameras, sistema DVR em um computador.
    Algumas cameras estão com uma leve faixa passando da esquerda para direnita na tela, nada muito grave, porém a imagem não fica 100%. Gostaria que alguém experinte no ramo me desse uma dica sobre qual o motivo que pode estar causando essa leve faixa correndo na tela, pode ser mal contato nos conectores? pode ser malha de má qualidade? pouco malha? malha para fora do conector F (o que estou utilizando).
    É possível imaginar o principal motivo desse tipo de problema?

    Abraço,
    Alex

    #20719

    Olá Alex

    A interferência pode ter várias origens, como laço de terra, indução no cabeamento ou conectores, interferência por rádio, etc.

    Trocando as câmeras de entrada, ou conectando as câmeras diretamente a um monitor o problema permanece?

    Abaixo seguem algumas indicações:

    A quantidade de malha é bem importante, ainda mais quando a distância aumenta, o ideal para CFTV seria uma malha de cobre de 95% e núcleo também de cobre. Mas na prática este cabo custo aproximadamente 5,00 R$ o metro, que torna seu uso impraticável. Mas trabalhando com custos mais reais eu recomendária que utiliza-se uma malha mínima de 67% que já dá um maior nível de blindagem.

    Outro fator importante é nunca passar o cabo paralelamente a uma alimentação elétrica, pois em dois cabos paralelos, sempre ocorrerá a indução por parte daquele que tiver maior corrente elétrica sobre um cabo de sinal.

    O conector mais recomendado é o BNC e sempre evite que parte da malha fique para fora do conector, pois isto é outro ponto de entrada para ruído.

    Nesta situação provavelmente os cabos coaxiais estão sendo atingidos por interferência elétrica, magnética, ou radio-freqüência. Este problema é mais comum em cabos mais baratos e conseqüêntemente de pior qualidade, onde a porcentagem de malha é pequena. Para solucionar este problema redirecione os cabos de forma a passarem por um caminho alternativo a área com problema.

    O sistema pode estar sofrendo ainda um laço de terra, que ocorre quando a câmera e o processador de vídeo são alimentados por fontes que utilizam aterramentos diferentes, onde a diferença de potencial ente os aterramentos gera a circulação de uma corrente elétrica entre eles. Esta corrente elétrica gera a interferência, gerando as barras na imagem. Uma diferença de poucos millivolts pode causar o laço de terra. O laço de terra não pode ser previsto e pode ainda aparecer ou desaparecer após a instalação do sistema, ou aparecer eventualmente.

    Solução: Alimente todas as câmeras a partir da mesma rede de alimentação do processador de vídeo, e utilize o mesmo aterramento para todo o sistema. Ou faça a equipotencialização dos terras, o que é mais díficil e caro de ser feito.

    Atenciosamente

    Marcelo Peres
    Guia do CFTV

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.