Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Câmeras IP › Invasão de CFTV
- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 4 meses atrás por
Mario Alves.
-
AutorPosts
-
24 de agosto de 2014 às 23:23 #18577
Dom Cielo
ParticipantePessoal, uma dúvida: segundo um amigo, ele conseguiu (sem querer) acessar as imagens de outra pessoa em seu celular. Segundo a empresa que fornece o serviço a ele, isso acontece por os dois utilizarem HVR Intelbras. Sinceramente, fiquei em dúvida e fui pesquisar. Alguns vídeos no YT dizem que invadir uma câmera IP é algo muito simples, que em termos de segurança, as câmeras analógicas são melhores. E então, as câmeras IP são tão vulneráveis assim?
25 de agosto de 2014 às 08:26 #46840HEWERTON GUIMARAES
ParticipanteBom dia amigo!
Ta aí uma colocação completamente equivocada. Os protocolos de segurança são bem confiáveis para ambos sistemas.
Eu já vi esse vídeo no Youtube que mostra como “invadir” um sistema de CFTV. Na realidade ele não invade nada, ele apenas se aproveita de uma programação deficiente, onde um dos principais erros do programador, é não mudar a senha padrão do equipamento.
O fato do seu amigo ter conseguido acessar as câmeras de outra pessoa no celular dele, pode apenas ser um equívoco por parte dele, ou no máximo uma mera coincidência. Alguns apps vêm com um exemplo de conexão e ele pode ter se enganado, sei lá!
Já aconteceu comigo, em uma configuração com internet via rádio, algo parecido. O cliente não possuía IP válido na sua casa, a provedora de internet fornecia uma sub-rede para o cliente. Então, ao fazer o acesso das câmeras dele, a conexão passava primeiro pela provedora, para em seguida ir para sua casa. Quando eu digitava o endereço dele usando a porta 80 eu acessava as câmeras da provedora, e quando acessava usando a porta do cliente, tudo funcionava normalmente. O erro foi que a provedora manteve a porta 80 em seu sistema, não mudou a senha padrão do equipamento e também forneceu ao cliente acesso à sua rede.
Não sei se ficou claro, mas como pôde acompanhar no meu exemplo o problema estava simplesmente em uma má programação.
Eu já configurei seguramente mais de 2000 acessos por aí, e tenho propriedade para afirmar que os sistemas de CFTV, são com certeza, muito seguros.
Boa sorte!
25 de agosto de 2014 às 09:07 #46847Dom Cielo
ParticipanteEu também fiquei em dúvida, até pensei em tentativa de invasão ou sacanagem do pessoal da empresa de vigilância, mas o que ocorre é que as duas empresas (a do meu amigo e aquela que ele visualizou) usam HVR diferentes. depois disso sugeri a ele trocar senhas, mudar IP interno e até aposentar um roteador TP-2640B que ele usava, muito conhecido por ter falhas de segurança.
25 de agosto de 2014 às 09:16 #46848HEWERTON GUIMARAES
ParticipantePoste o resultado após as mudanças.
25 de agosto de 2014 às 19:50 #46854Mario Alves
ParticipanteHummm…
É possível sim scanear redes TCP/IP com programas como NESSUS ou o BACKTRACK e encontrar portas abertas e com isto ter acesso a um DVR, porém não é algo tão fácil.
Confio mais na opnião do Hewerton de que seja um IP de teste do App do que uma invasão.
Att,
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.