lux

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #21060

    Olá Everton,

    A característica de lux, indica a iluminação mínima necessária para que uma determinada câmera tenha captação de imagem, em termos de sensibilidade quanto menor o Lux da câmera, melhor será sua sensibilidade. Dessa forma se você tem uma câmera de 1lux e outra de 1.5lux a primeira captará imagens em situações mais escuras do que a segunda.

    Uma boa câmera P & B consegue captar imagem em noites de lua cheia. Porém, uma câmera colorida irá precisar de iluminação artificial para captar imagem nas mesmas condições.

    Dependo da aplicação e da iluminação da Cena a ser captada pelo sistema de CFTV será necessário implantar um sistema de iluminação artificial, formado por lâmpadas com iluminação visual ou através de iluminadores de infra-vermelho que geram iluminação para câmeras P&B sem que esta iluminação possa ser percebida pelo olho humano.

    Atualmente estão disponiveis as câmeras Night & Day, que juntam a sensibilidade das câmeras P&B em situações de baixa iluminação, com a qualidade das câmras coloridas em situações normais. E nesses casos normalmente serão indicadas duas sensibilidades no equipamento.

    Esperto ter ajudado

    Abraço
    Marcelo Peres
    Guia do CFTV

    #21063
    Everton
    Participante

    Valeu Marcelo obrigado pela dica!

    #21226
    Leandro Barbosa
    Participante

    Olá, Marcelo.
    Vendo algumas especificações de câmeras notei que além do Lux vem um valor de F…
    o que quer dizer?
    Exemplo: 0,5Lux (F:2.0) ou 0,7 Lux (F:2.0)

    O que significa o valor de ‘F’?

    #9335
    Everton
    Participante

    E ai galera td bem, bom sera q alguem tem algum material tecnico detalhando sobre o lux das cameras ex. qual a diferença entre 2lux e 0,5lux? em qual local se aplica? estou com essas duvida crueis, desde ja agradeço a atenção de todos.

    Everton

    #21238

    Velocidade Ótica

    Velocidade Ótica é a característica que determina a velocidade que uma lente direciona um sinal luminoso e é definido pelo número-f (f-number) como f/1.2, f/2.0, etc. Esta velocidade é determinada pela Distância Focal (DF) e o Diâmetro (D) de uma lente;

    f-number = DF/D

    Quanto maior a DF, se o Diâmetro é o mesmo, maior será o f-number (como f/4 ou f/8) lentes que direcionam menos luz para o sensor da câmera resultam em uma lente mais lenta. Quanto menor o f-number da lente (como f/1.2 ou f/1.4) uma maior quantidade de luz é transportada para o sensor da câmera. Se a DF for fornecida, com um maior Diâmetro, irá resultar em uma lente com um f-number menor que pode operar com níveis mais baixos de luz.

    Abaixo reproduzimos uma tabela com a intensidade de luz direcionada relativa ao F-number:

    F-number
    f1.0 – 20% de luz passante
    f1.2 – 14,14% de luz passante
    f1.4 – 10% de luz passante
    f1.7 – 7,07% de luz passante
    f2.8 – 2,5% de luz passante
    f4.0 – 1,25% de luz passante
    f5.6 – 0,625% de luz passante

    Para concluir, podemos dizer que quanto menor o f-number, maior a quantidade de luz direcionada para o sensor da câmera e melhor é a qualidade da imagem. O f-number normalmente é marcado no corpo da lente, especialmente no anel de abertura da íris.

    Abraço

    Marcelo Peres
    Guia do CFTV

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.