Montagem de sistema de monitoramento doméstico

Visualizando 17 posts - 1 até 17 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14100
    Diexmax
    Participante

    Pessoal, boa tarde.

    Depois de algumas aquisições de grande valor, decidi criar um sistema de monitoramento de câmeras em minha residência. Meu bairro é perigoso e se faz necessário incorporar as melhores soluções em segurança possíveis.

    Quero fazer do meu computador pessoal (CORE i7) que fica ligado 24/7, a central das câmeras.

    Minhas dúvidas são “simples”:

    Quero poder contar com uma quantidade de 4 à 6 câmeras, qual placa de captura utilizar? Vi que há modelos paralelos da Geovision, em uma solução a longo prazo, terei problemas???

    Quais câmeras utilizar (gentileza citarem modelos ou até links de compra das mesmas na internet)?

    Minha pretensão é:

    Colocar uma câmera que consiga filmar pelo menos 50m em boa qualidade. A foto abaixo de meu afilhado, consegue ilustrar bem a área externa de minha casa onde gostaria de contar com tal câmera.

    Penso em fazer uso de umas duas unidades para o mesmo…

    Gostaria também de deixar umas duas ou três câmeras para filmar áreas menores.

    Os recursos que tenho para investir nesse sistema estão muito limitados, final de ano é complicado, mas não posso estender em muito a aquisição do mesmo.

    Eu pensei nos seguintes itens (peço que usem a crítica e esponham os prós e contras para o projeto a seguir);

    Placa;

    Geovision pirata????

    Câmeras com infravermelho

    2 unidades dessa Câmeras Sony

    Câmeras para áreas menores

    2 ou 3 câmeras dessa para filmar áreas pequenas

    Sensor de movimento

    Sensor de movimento de barreira

    Cabo

    Cabeamento para instalação das câmeras

    Moçada, basicamente é isso. Gostaria de um auxílio de vocês no que diz respeito aos itens e a aplicação dos mesmos.

    Sou extremamente leigo nesse seguimento de segurança.

    Abs a todos.

    #34133
    Mario Alves
    Participante

    Olá!

    Seu questionamento é um pouco longo mas vou tentar responder.

    1. Vc disse que quer usar seu PC pessoal como servidor das cameras. Nós que trabalhamos com CFTV não recomendamos o uso de PC pessoais como servidor. Ultimamente estamos recomendando o uso de equipamentos chamados de DVR Stand Alone que são feitos exclusivamente para uso em CFTV e possuem uma tecnologia superior as placas de captura.

    Abaixo segue o link do equipamento produzido pela INTELBRAS:
    http://www.intelbras.com.br/pt/produtos/index.php?id_und=69

    2.Na questão de cameras para 50 metros vc pode estar utilizando uma camera profissional com CCD Sony Super Had2, e com no minimo 480 linhas de resolução, com uma lente de 5-50mm. Desde que vc tenha uma certa iluminação durante a noite.

    3. Para os demais locais vc pode utilizar mini-cameras com boa qualidade com CCD Sony Super Had 2 e com no minimo 420 linhas de resolução.

    4. Não entendi pq vc coloca na sua lista de materiais SENSOR DE MOVIMENTO e SENSOR DE MOVIMENTO COM BARREIRA, pois estes são equipamentos usados em sistemas de alarmes e não de CFTV.
    A questão da gravação por movimento é feita pelo software que gerencia o CFTV e não por sensores.

    5. Cabo: Utilize o 4mm com alimentação fabricado pela CONDUTTI, ele é mto bom para instalações residenciais.

    Por fim como professor do SENAI do Curso de Segurança Eletronica lhe digo algo bem sincero. Para um leigo montar um sistema de CFTV por contra própria é algo que só irá lhe trazer dor de cabeça.
    Sei que está querendo economizar, mas seu caminho pode ser o do “barato que sai caro”.
    Recomendo que procure empresas de segurança sérias da sua cidade e faça orçamentos e o serviço com alguma delas que você terá menos dor de cabeça.

    Um abraço e boa sorte!

    Mario Alves

    Instrutor de Segurança Eletronica – SENAI-DF
    Brasilia-DF

    #34134
    Diexmax
    Participante

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    Pois bem, sobre os sistemas stand alone, é algo extremamente salgado para o orçamento que pretendo gastar.

    Em uma pesquisa com um “amigo” que tem uma empresa própria de segurança eletrônica e afins, um sistema básico de 4 câmeras ele me cobrou R$ 2.000,00.

    Poxa, quero algo para poder monitorar a minha casa e ter um certo cuidado. Essas aplicações de grande magnitude é algo destinado a empresas.

    Não é possível que com R$ 1.000,00 alguém não consiga montar um sistema básico de monitoramento com pelo menos 4 câmeras…

    É mais fácil e barato eu comprar um revólver e esperar o bandido pular aqui…

    #34149
    Diexmax
    Participante

    POxa, mais de 100 visualizações no tópico e apenas uma única resposta…

    Achei que o pessoal desse fórum era um pouco mais solícito…

    #34154
    agarcez
    Participante

    Caro Diemax

    Aconselho o equipamento sugerido pelo Mário.
    Mas o custo sai caro, vc pode também comprar a gv800 v.4 pci express que custa cerca de 800 reais “original”, e em questão das câmeras vc poderá aumentar o numero de cameras usando as minicam, mas o orçamento de R$ 1.000,00 pode aumentar um pouco. mas não muito.

    #34155
    Sandro.
    Participante
    POxa, mais de 100 visualizações no tópico e apenas uma única resposta...
    
    Achei que o pessoal desse fórum era um pouco mais solícito...
    

    Amigo.
    A questão não é ser Solicito ou não.
    A questão é que nós os técnicos e instaladores encontramos “clientes” que querem por preços em nossos serviços a todo momento.
    E não é agradavel isso.
    A estrutura que você quer montar nem se for feito por você mesmo e o custo de mão de obrar for ZERO ( Afinal e você que esta fazendo ) o valor fica em mil reais.

    Abraço.

    Sandro.

    #34157
    Diexmax
    Participante
    Amigo.
    A questão não é ser Solicito ou não.
    A questão é que nós os técnicos e instaladores encontramos "clientes" que querem por preços em nossos serviços a todo momento.
    E não é agradavel isso.
    A estrutura que você quer montar nem se for feito por você mesmo e o custo de mão de obrar for ZERO ( Afinal e você que esta fazendo ) o valor fica em mil reais.
    
    Abraço.
    
    Sandro.

    Amigo, a questão aqui é: não sou cliente de ninguém aqui. Sou um leigo usuário que quer tirar as dúvidas.

    Ou você acha que o seu cliente vai acertar um negócio com você sem saber realmente o que está comprando… O cara vai questionar, o cara tem dúvidas.

    Trabalho com vendas e sei bem o que é cliente.

    Não se aplica ao meu caso. Quero confeccionar um esquema de segurança e não consegui.

    Apesar das respostas de grande valia, parece que há uma leitura correta do problema.

    Eu querer montar um sistema de baixo custo é uma coisa. O cara entrar aqui e dizer que o sistema não vai ficar barato é outra coisa.

    O cara quer comprar um GOL, você diz para ele comprar FERRARI e não aponta os benefícios?? Fácil né…

    POis bem, observando a vontade do povo em ajudar, dei meus pulos e corri atrás dos esquemas e ficou mais ou menos isso;

    [img width=300]http://img41.imageshack.us/img41/3696/semttuloon.jpg[/img]

    Total: 1.151,92

    Agora me diz, para uma aplicação doméstica, de baixo custo, isso não atenderá????

    #34159

    Olá amigo,

    A questão da montagem de um sistema com o valor especificado de R$ 1.000,00 é possível, mas a efetividade e qualidade de imagem vai ser bem limitada. Você vai ter imagens mas a utilidade destas imagens vai ser muito restrita devido a baixa resolução, sensibilidade e funcionalidades proporcionadas por equipamentos de baixo custo, tanto de câmeras como de placas de captura simples.

    Um erro muito comum é utilizar mini-câmeras ou micro-câmeras para grandes áreas esperando algum tipo de reconhecimento ou detecção.

    Eu penso em segurança como um investimento, em minha experiência ao longo de alguns anos verificamos que geralmente o uso de equipamentos de baixo custo normalmente tem resultados desastrosos ou nulos. Não sendo efetivos quando necessário, como por exemplo não gravar em caso de algum incidente, não mostrar detalhes de imagem em uma invasão, não obter imagens em condições de baixa iluminação, não ter qualidade e resolução suficiente nas imagens gravadas, etc.

    Em relação ao sistema que você indicou o maior problema é que a placa é uma GV800 pirata, portanto o funcionamento, estabilidade e qualidade não são garantidos, quanto aos demais componentes estão de acordo com a proposta de baixo custo.

    Quanto as respostas, vale lembrar a regra:
    “as respostas são voluntárias, e este é um benefício e não um direito. Portanto utilize nosso fórum com bom senso.”

    #34161
    Fernando Deschamps
    Participante

    Boa noite

    Caro amigo, DIEXMAX.

    Sou proprietário de uma empresa de sistemas de segurança, e se você está precisando comprar um sistema de segurança procure uma empresa qualificada. Por favor, não compre produtos piratas! Procura orientação de um profissional que possa ir até sua casa e avaliar o local de instalação.
    Se você tiver alguma dúvida! estamos aqui para ajudar. Mas não tem como montar um projeto através de um forum.
    Se você tem R$ 1.000,00 para invetir, então insvista em produtos de qualidade e monte seu sistema aos poucos. Para não se arrepender depois

    Abraços

    #34162
    Diexmax
    Participante
    Olá amigo,
    
    A questão da montagem de um sistema com o valor especificado de R$ 1.000,00 é possível, mas a efetividade e qualidade de imagem vai ser bem limitada. Você vai ter imagens mas a utilidade destas imagens vai ser muito restrita devido a baixa resolução, sensibilidade e funcionalidades proporcionadas por equipamentos de baixo custo, tanto de câmeras como de placas de captura simples.
    
    Um erro muito comum é utilizar mini-câmeras ou micro-câmeras para grandes áreas esperando algum tipo de reconhecimento ou detecção.
    
    Eu penso em segurança como um investimento, em minha experiência ao longo de alguns anos verificamos que geralmente o uso de equipamentos de baixo custo normalmente tem resultados desastrosos ou nulos. Não sendo efetivos quando necessário, como por exemplo não gravar em caso de algum incidente, não mostrar detalhes de imagem em uma invasão, não obter imagens em condições de baixa iluminação, não ter qualidade e resolução suficiente nas imagens gravadas, etc.
    
    Em relação ao sistema que você indicou o maior problema é que a placa é uma GV800 pirata, portanto o funcionamento, estabilidade e qualidade não são garantidos, quanto aos demais componentes estão de acordo com a proposta de baixo custo.
    
    Quanto as respostas, vale lembrar a regra:
    "as respostas são voluntárias, e este é um benefício e não um direito. Portanto utilize nosso fórum com bom senso."

    Prezado amigo, muito obrigado pela sua atenção.

    Estou realmente preocupado em poder montar o melhor aparato possível e confesso que também fico com um pé atrás em seu usar hardware pirata.

    Mas é que final de ano, família para se presentear e etc os recursos ficam um pouco limitados mesmo.

    Estando ciente sobre a procedência dos equipamentos, você acredita que, em relação ao que eu citei o projeto peca apenas pelo Geovision pirata?

    Caso seja, vou concentrar meus recursos na compra da placa original e adquirir aqueles itens lá mesmo.

    Boa noite
    
    Caro amigo, DIEXMAX.
    
    Sou proprietário de uma empresa de sistemas de segurança, e se você está precisando comprar um sistema de segurança procure uma empresa qualificada. Por favor, não compre produtos piratas! Procura orientação de um profissional que possa ir até sua casa e avaliar o local de instalação.
    Se você tiver alguma dúvida! estamos aqui para ajudar. Mas não tem como montar um projeto através de um forum.
    Se você tem R$ 1.000,00 para invetir, então insvista em produtos de qualidade e monte seu sistema aos poucos. Para não se arrepender depois
    
    Abraços

    Muito obrigado pelas dicas. Eu fiz isso!!

    Não ache que eu iria me aventurar em entrar no mundo CFTV de para-quedas. Mas é que o dono de uma empresa nesse tipo de segurança, me cobrou R$ 2.000,00 para montar um equipamento com apenas 4 cam aqui e eu achei isso exorbitante demais.

    Com 2 mil reais eu poderia comprar a aparelhagem toda original e de quebra daria um café para um suposto ajudante para instalar as CAM…

    Me perdoem se fui rude ou algo do tipo, mas é que eu estou acostumado em tirar dúvidas em outros fóruns e me perdoem a indelicadeza, são mais calorosos que aqui.

    Eu fiquei chateado pelo fato de o pessoal exigir algo além de minhas estimativas e não argumentar o porquê do mesmo.

    Com as duas últimas respostas fiquei um pouco mais consciente da importância de se adquirir o material adequado.

    Mas gostaria de saber se no meu atual projeto, a placa de captura é o único item em desacordo com as boas orientações.

    #34164
    Diego R.
    Participante

    vou dar meu humilde pitaco…….apos 6 meses de pesquisa eu fiz tudo sozinho aqui mas quebrei a cabeça já 2 vezes…..1 queimei uma camera wi-fi…mas o custo era baixo ……2 a primeira placa GV que usava era pirata e não durou muito…..então não da para ter un sistema eficiemte economizando em tudo …..pelomenos a placa de captura tem que ser original …..esse é meuy ponto de vista e o ponto de vista dos que vivem disso…………ahhhhh outra coisa …….tem que saber mecher um minimo com informatica …eletricidade ..instalação as vezes requer tambem furar paredes etc etc ……….boa sorte na empreitada

    Abç

    #34166
    jonas
    Participante

    Bom dia,
    Sistemas de segurança é coisa séria!!!
    Voce não vai conseguir uma empresa especializada em segurança por um preço baixo, pq temos muitas despesas, como funcionarios registrados e treinados, impostos, meios de transporte, e todo custo que uma empresa tem. Mas, contratando um profissional voce tem garantia de funcionamento perfeito, e tb assistencia técnica, garantia das peças, etc.
    Tentar fazer um sistema sem conhecimentos na area de eletrônica e informática é gastar dinheiro “a toa”. Contratar uma pessoa pagando “um cafezinho”, pode sair caro demais no futuro. Porque então, ja que neste caso é segurança para uma residencia, vc não instala um sistema de alarme, com barreiras para essa área externa que da pra ver na foto, vai sair bem mais barato que o CFTV, e lhe dará uma boa segurança tb. Depois vc pensa nas câmeras.
    Caso continue querendo o CFTV, cuidado na escolha das câmeras, as com infra, tem que ser instaladas em locais corretos, senão não filmam no escuro. mini câmeras tem um alcance muito curto, acho que apenas 4 pra uma residencia é pouco.
    Tudo isso que disse, pode ser bem esclarecido por um técnico do ramo, que irá fazer um projeto para vc na sua residencia. Já peguei diversos casos em que “curiosos” fizeram instalações, e que quando se decepcionarão e chamaram um técnico, perdeu todo o investimento por ter comprado produtos que mesmo de qualidade, e preço até alto, não serviam para o local específico.
    Quanto a esse forum não ser tão “caloroso”, é pq normalmente o assunto é entre técnicos, e aí a conversa realmente é só perguntas e respostas diretas.
    Qualquer dúvida, estamos aí.
    Pensa bem no caso de instalar um alarme antes das câmeras? E não se esqueça que p/ placa de captura o PC tem certas configurações que não podem ser esquecidas( Chipset Intel é uma delas) e que são indispensaveis p/ bom funcionamento.

    #34173
    André Rodrigues
    Participante

    Olá Amigo.

    Bom , vamos por partes.

    Placa:

    Use a gv 800, é melhor no desempenho e se futuramente quiser almentar as cameras ela já está preparada,
    alem disso vc pode colocar na internet, e assessar de qualquer lugar.

    Até hj eu só usei a GV pirata, e nunca tive problemas, a 3 anos uso essas placas.

    Cameras infra vermelho:

    HJ no mercado, a cameras q eu recomendo infra é HDL

    Câmera HM-550LWPIR, essa é para até 60m, o custo é bom, e a qualidade é ótima.

    Já usei tb a VM 300 IR 50 da Intelbras, ótima tb.

    Para areas menores:

    Se a area estiver sempre iluminada use a Câmera HM 52 da HDL, caso o local ñ fique sempre iluminado use a HM 52 D&N.

    Sensor de Movimento:

    Bom vc colocaou sensor de movimento de Barreira, ai depende doque vc quer fazer,
    vc quer um sensor de barreia?, vou explicar

    Sensor de barreira é aqui que teoricamente subistitui a cerca eletrica,
    ao inves de colocar uma cerca eletrica vc coloca o sensor de barreira,
    um em cada lado d a fono muro, e quando alguem passa ele dispara,
    mas ai vc precisa de uma central de alarme nesse caso indico:

    Central ANM 2004 MF da intelbras
    Sensor IVA 1060 DF até 60m
    Sensor IVA 1100 DF até 100m,
    essa central é muito simples de instalar até mesmo sem conhecimento,
    o manual é bem explicativo. Uso também a 3 anos as centrais intelbras.
    essa central liga para até 4 telefones que vc programar em caso de disparo.

    Cabeamento:

    eu uso a marca Condut é muito boa, use o cabo 4mm bipolar,
    com esse cabo vc leva o sinal da cameras e a fonte de energia no memso cabo.

    Faltaou vc colocar a fonte de alimentação das cameras

    recomendo a fonte 12v 5A da MCM, com ela vc ligas todas as cameras sem perda nenhuma.

    André Rodrigues
    Gerente de Instalação / Suporte técnico
    Tel: 11-3020-9821
    NEXTEL CEL: 11-7704-1345
    NEXTEL ID: 55*11*24732
    Skipe: andre.ebenezertc

    Ebenézer Telecomunicações

    http://www.ebenezertc.com.br

    #34184
    Diexmax
    Participante
    
    Ebenézer Telecomunicações
    
    http://www.ebenezertc.com.br

    Fiu Fiu !!! Finalmente!!!!

    Trabalha com os equipamentos e não teve mimimi em poder ilustrar o que realmente eu poderia precisar.

    Aprendi um pouco com todas as respostas aqui e me foram de grande valia, mas a sua, sem sombra de dúvida a considero mais imparcial. Muito obrigado pelas dicas!!!

    Anotadas todas as dicas e inclusive, achei um máximo você se dispor em ajudar com tanto afinco.

    Apesar de os outros usuários conseguirem me convencer em se usar hardware original, senti a necessidade de uma resposta assim como a sua.

    Muuuuuito obrigado mesmo!

    #38869
    djletto
    Participante

    Parabéns a sua sensatez, a sua resposta foi muito boa

    #38870
    Sbrana
    Participante

    e ai djletto depois de tantos conselhos
    teve sucesso em sua aquisição ?

    #38872
    Sbrana
    Participante

    eps! confundi seu nome com o dono da pergunta

Visualizando 17 posts - 1 até 17 (de 17 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.