Projeto ara Escola, o que usar?

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 15 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14854
    eduardodom
    Participante

    Boa Tarde Pessoal,

    meu nome é Eduardo Souza, da empresa Dominit (http://www.dominit.com.br) , faço projeto de CFTV a 6 meses mais ou menos e achei uma área muito boa.

    Enfim, recebi um projeto de um cliente que ao meu ver ainda esta um pouco complexo.

    É uma escola muito bem estruturada, o projeto contempla a gravação via CFTV em 30 Salas de aula (VIDEO + AUDIO), tudo será monitorado em REAL TIME pela coordenação.

    O professor ao final da aula, pode solicitar a coordenação a aula gravada dele para assistir em casa no computador, (Formato AVI, WMV, tanto faz), ele pega a aula com gravação de Video e Audio para analisar falhas e assim por diante, até se necessário disponibilizar para algum aluno fazer reforço.

    Estou analisando que se eu colocar dois Stand-Alone de 16 Canais, gravando Audio + Video e depois gerando backup das aulas gravadas é uma solução simples e que atende a necessidade, mais acho que pode existir coisa melhor.

    No futuro, vamos integrar em um WebServer para que o professor na sua casa escolha, quero assistir a aula doa dia XX das XX horas até XX horas na Sala XX, tudo via WEB e o webserver vai disponibilizar isso pra ele.

    Poderiam me dar sugestões?

    Estou achando Stand-Alone um pouco básico para cobrir essa necessidade.

    Obrigado,

    Eduardo Souza
    eduardo.souza@dominit.com.br

    #35958
    Rafe Distribuidora
    Participante

    Olá eduardodom… projeto bem interessante… quer uma sugestão? Programe para as gravações por horário, assim fica mais fácil a questão de disponibilizar as gravações das áulas para os professores.

    Outro detalhe, opte pelo uso de Stand Alones.

    Para o áudio eu utilizaria microfones pré-amplificados, ao invés de câmeras com áudio. A qualidade fica bem melhor.

    Sucesso!

    #35962
    eduardodom
    Participante

    Fala Claudio,

    obrigado pelas dicas, comecei a sentir mais segurança no uso de Stand-alone.

    Obrigado também pela dica do microfone pré-amplificado

    Então meu projeto esta assim,

    2 Stand Alones de 16 Portas
    Mini câmeras com microfones pré-amplificados.

    Quanto a questão de armazenamento, stand alone suporta um HD de 2GB, eu queria um armazenamento maior, tem como eu direcionar o armazenamento em um file server?

    Valeu.

    #35963
    Fernando Deschamps
    Participante

    Ola amigo

    A opção do stand alone é ideal para gravações e o microfone também!
    Você vai precisar filmar o quadro com a matéria que o professor está ensinando? Porque ai você terá problemas com luminosidade, principalmente se o quadro for aqueles com caneta.
    Quanto as gravações, você terá de fazer de forma continua durante as aulas então somados a audio terá uma grande quantidade de arquivos.
    Defina primeiro os produtos que você vai usar, marcas e modelos. E verifique se vão cobrir sua necessidade.
    Talves as mini cameras não deem conta do recado sendo necessário cameras profissionais.
    Aconselho você a fazer uma gravação experimental de uma aula, para verificar se o equipamento vai se comportar da forma que você precissa. Tem mais uma coisa, se você usar micro fone amplificado ela vai captar bem a voz do professor! Mas também a dos alunos e dos barulhos em sala o que pode atrapalhar

    Abraços

    #35965
    Rafe Distribuidora
    Participante

    Modelos com maiores capacidades de armazenamento eu conheço da Intelbras. O modelo de 16 canais suporta até 7 Hd´s de 1Tb cada.

    Mas como o amigo adfernando comentou… o ideal mesmo é fazer o teste em uma sala de aula para calcular todos os detalhes de tempo de armazenamento.

    Também concordo na questão do uso de câmeras profissionais.

    Abrass

    #36056
    eduardodom
    Participante

    Fala Pessoal,

    então, deixa eu falar o que eu fiz por enquanto.

    Comprei um monte de coisa para testar.

    Comprei um DVR de 4 Portas da marca COP
    Comprei um microfone pré-amplificado da marca TopSel
    Comprei Mini Câmera da Luxon (Sony) e outra da Stylus

    Resumindo, a imagem esta até que boa, passa no teste de qualidade, porém o som esta um lixo. fica um ruido alto e a voz muito fraca.

    Esto começando a testar uma lapela da shure agora , porém se ficar bom o preço é altissimo, cada microfone minimo de 300,00.

    O que vocês acham melhor para som?

    O DVR influencia também?

    Valeu pela ajuda pessoal, quero contribuir para vocês também nas próximas.

    #36057
    Rafe Distribuidora
    Participante

    Teoricamente o DVR não influencia na qualidade do áudio. Eu uso e comercializo bastante esse microfone da Topsel. A solução para mim é conseguir um microfone de melhor qualidade e analisar quanto ao posicionamento na sala.

    Abrass

    #36059
    eduardodom
    Participante

    Fala Claudio,

    valeu por enquanto.

    Aproveitando que vocÊ vende produtos, teria algum microfone melhor para indicar?

    Que faça menos captação de ruidos e mais da voz.

    Abraços,

    #36060
    Rafe Distribuidora
    Participante

    Eu particularmente desconheço algo mais preciso mesmo, aliás… conversando com pessoal aqui… todos acreditam que seja mais questão de posicionamento do microfone, de preferência mais próximo do professor.

    Não sei também quanto à capacidade dos DVR´s quanto à qualidade para gravação do áudio.

    Se descobrir algum microfone de melhor qualidade eu te aviso.

    Abrass

    #36061

    Olá Pessoal,

    Desculpe discordar, mas na minha opinião esse é um projeto de gerenciamento de mídia, sendo mais adequado o uso de câmeras IP.

    Justificativas:
    – Melhor qualidade de imagem, Progressive Scan e resolução mínima em VGA.
    – Possibilidade de posicionar microfones a partir da câmera sem cabeamento adicional e eventualmente até o áudio da própria câmera.
    – Melhor gerenciamento de cabeamento pela utilização de um único cabo de rede por câmera (possibilidade de alimentação POE)
    – Gerenciamento de mídia de vídeo e áudio de melhor qualidade

    Em relação aos DVRs pelo que tenho visto no mercado são poucos modelos que possuem mais de 4 portas de áudio.

    Esta é a minha opinião, eu faria desta forma, mas o que importa na verdade é o se o resultado atende as necessidades. Como os colegas indicaram, faça os testes e comparações e veja se atende o projeto com a solução DVR.

    #36063
    Mario Alves
    Participante

    Olá Marcelo,

    Nós da INTELBRAS temos o DVR da Linha “M” que tem 16 audios, e estamos lançando em breve o da linha “I” que já poderá ser visto na EXPOSEC, este DVR será para projetos complexos de CFTV e contará com uma grande capacidade de armazenamento, aceitará cameras comuns e IP, contador de pessoas, desvio de trajeto, aglomeração, objeto esquecido ou suspeito, dentre outras opções. Enfim, um equipamento compativel com o de outras marcas como PELCO e BOSCH.

    Ele custará na faixa de 15 a 20 mil reais.

    Att,

    #36064
    Fernando Deschamps
    Participante

    Boa noite

    Acho que a parte mais complexa desse projeto vai ser o audio! Os micofones na shure são os melhores do mercado. Mas os alunos em sala fazem algum barulho e muitas vezes irão atrapalhar a gravação.
    Com o microfone de lapela você estará aproximando a captura do audio do emitente, mas como o equipamento é de qualidade ele terá uma melhor captação de som, no ambiente. Você teria que conseguir controlar a potência de captação do audio.
    Mas nesse caso só testando mesmo.

    #38841
    soterobra
    Participante

    Este é um topico meio antigo mas achei interessante uma questão e gostaria de opinar (pela primeira vez).

    Uma ideia que foi falada em um treinamento que fiz:

    Os microfones para serem ligados em CFTV devem ser amplificados e costumam não apresentar muita qualidade, então o ideal é fazer um projeto de som, montar um sistema completo com microfones ligados a uma mesa e esta a um amplificador e a saida ligada no DVR, pois assim o som será recebido com mais qualidade.

    #38847
    Sbrana
    Participante

    valeu a dicas como dito pelos amigos acima cameras com alta resolução sera importante
    mais o audio é complicado mas com sua ideia sera a melhor solução de audio direcionado au palestrante ou professor

    #39501
    cnswill
    Participante

    why not consider IP solutions?

    http://www.cnswill.com

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 15 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.