projeto diferente

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14965

    bom primeiro peço desculpas a moderacao , caso o que vou perguntar esteja no lugar errado ou ja exista… MAS EU PROCUREI e nao encontrei…

    estou engajado num projeto, trabalho com uma empresa de perfuracao de poços semi artesianos, entre outras das minhas atividades…

    recentemente tive a nescesidade e ainda a tenho de filmar o interior de um poço ( agora ja sao varios)….

    e para a minha surpresa os equipamentos que existem no mercado sao todos completamente importados, obsoletos( gravam em VHS), e carissimos pelo que fazem.

    entao resolvi fazer eu mesmo….

    a parte batiscafo ( bolha de vidro e “tampa” ja tenho prontas e nao vem ao caso ja foram ate testadas e aguentam a profundidade de ate 200 Mts…

    agora a parte que eu pretendo apresentar aqui e colher as melhores ideias…

    por partes:

    1- a camera sera ou nao motorizada por servo motores TIPO de aeromodelo logo preciso de 5 vias para alimentacao e controle dos 2 servos ou 3 vias para 1 servo.

    2- preciso de pelo menos 4 vias de alimentacao para as iluminacoes ( varias cores) 1 comum e 1 para cada grupo de leds

    3- o cordao umbilical digamos assim tera 150 metros e preciso que o sinal de video chegu e com ele esticado ou parcialmente enrolado.

    4- a camera estara dentro de uma bolha de vidro de 3,5 polegadas. e a parede do poço tera 4 , 6 ou 8 polegadas…
    logo a lente deve ter foco para bem perto….

    5- esse aparato tera uma mesa de controle para os servos ( tipo joystick), talvez ate um controle de guincho, uma saida de video que sera conectada a uma placa USB para gravar em um laptop

    agora as duvidas….

    1- que cabo a prova de agua com a quantidade de vias de alimentacao + coaxial existe para essa parafernalia, vi em sites do exterior ate com aramid e todos os pares q preciso mas nao encontro aqui quem os fabrigue ou tenha..

    2- esse cabo tem que enviar o sinal de video a 150 metros sem sofrer a interferencia dos sinais eletricos dos leds e servos.

    3- que camera e lente devo utilizar para essa distancia focal e possivel condicao de turbidez da agua.

    4- qual placa pode converter o sinal digamos RCA para USB para que se possa conectar no laptop…

    acho q essas sao todas as minhas duvidas com relacao a parte de filmagem e iluminacao ….. na area de automacao e controles ja esta resolvido…. na parte de estanqueidade tambem…

    #36222
    Felipe Tavares
    Participante

    Amigo nao sei se será seu caso mais eu testaria camera IP, ela já vai converter o sinal pra cabo de rede, já coloquei uma camera dessa com 180 metros e nao tive perca de sinal, algumas tem controle de posicionamento ( controladas pelo programa no pc) ficaria ao caso só da alimentacao pra iluminacao. vc poderia fazer o “cordão umbilical” composto apenas do cabo de rede e um cabo com 12vcc para iluminação da câmera.

    Pq 12vcc? caso o sinal perca pela distancia vc pode colocar um hub/shit no meio do caminho e alimentar com os 12vcc ele irá trabalhar como amplificador da rede.

    Bom é uma ideia meio crua mais acredito que resolvera varios problemas, ela vai entrar direto na placa de rede do laptop e o programa controla tudo
    posição e zoon

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.