Quando utilizar uma lente com íris manual?

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #9145
    GuiadoCFTV
    Mestre

    Estou em dúvida em relação a utilização de lentes com íris manual, ou seja em que situação é indicada a utilização deste tipo de lente, e qual a diferença entre íris fixa e íris manual.

    Bruno

    #20669

    Olá Amigo,

    Em relação as lentes segue abaixo uma indicação básica de utilização:

    Quando forem utilizadas câmeras profissionais será necessário definir a lente a ser utilizada, neste processo a lente pode ter a íris fixa(mais barata destinada a aplicações simples ou sem variação de iluminação), manual (preço intermediário destinada a locais sem variação de iluminação porém com níveis específicos não cobertos pela lente fixa) ou automática (sendo esta indicada para locais com variação de iluminação, áreas semi-abertas ou externas). A íris de uma lente opera de forma análoga a íris do olho humano onde um mecanismo regula o tamanho da abertura responsável pela entrada de iluminação na região sensível a imagem. As lentes auto íris tem um ajuste automático de acordo com a intensidade da iluminação, sendo de dois tipos básicos lentes tipo vídeo ou tipo DC. As lentes tipo vídeo tem o controle da íris internamente recebendo apenas o sinal de vídeo e alimentação, normalmente são mais rápidas e mais caras. Já as lentes tipo DC possuem apenas o mecanismo (servo-motor), o controle é feito na própria câmera, são mais baratas e mais simples de utilizar.

    As lentes auto-íris são indicadas e recomendadas para utilização em áreas externas ou com grande variação de iluminação.

    As lentes com iris manual permitem através da regulagem manual do diafragma, que na realidade é um anel que aumenta ou diminui o tamanho do orificio de entrada de iluminação na lente. Em locais com iluminação mais intensa deve ser fechado e em locais com menor indice de iluminação deve ser aberta.

    Já as lentes com íris fixa, já são ajustadas de fábrica com um nível pré-definido. Sendo indicadas para locais internos onde não apresente grandes variações de iluminação, ou níveis muito altos de iluminação.

    OBs. Quando utilizar lentes tipo íris fixa escolha sempre câmeras que possuam a função Eletronic Shutter, (Íris Eletronica, Obturador Eletrônico, E/S, etc) pois com essa função é possível compensar certas variações de iluminação a partir da câmera.

    Espero que a resposta acima resolva suas dúvidas.

    Quando puder dê uma verificada no nosso FAQ, onde temos várias perguntas e respostas que podem ser bastante úteis.

    Grande Abraço

    Marcelo Peres
    Guia do CFTV

    #36520
    LuisFC
    Participante

    Parabens, exelente explicação

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.