que tipo de linha de alimentação usar para câmeras? 24vac ou 12vdc?

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12307
    bogus_rj
    Participante

    caros amigos.
    sou novo no forum e essa é o meu primeiro post.

    trabalho em uma empresa de cftv. mas ainda não tempo muita teoria na área. e tive uma dúvida.

    precisamos as veses instalar câmeras com fontes centralizadas efetuanda a transmissão de alimentação através de cabeamento.
    e taí a um problema. além do uso de minicâmeras quando eu vou utilizar câmeras profissionais ou de melhor desempenho que requer uma melhor alimentação na linha de 12vdc e não tenho uma boa produtividade do equipamento e além do mais tenho reparado que isso parace que está forçando a fonte, fazendo ela esquentar mais e ter um tempo de vída útil mais curto.
    uso uma fonte de 5A, e as câmeras estão a uma distância de cerca de 200 metros

    um fabricante me indicou usar uma transmissão de uma linha de 24vac, e me disse que a minha amperagem seria menor, e a imunidade a ruidos na alimentação seria melhor também.

    por esperiência dos colegas do forum, para fazer a alimentaçã de câmeras longa da fonte de alimentação vcs recomendam fontes de 24vac ou 12vdc.

    obrigado e aguardo resposta dos colegas.
    agradecendo a portunidade de participar desse forum.

    #28862

    Olá amigo,

    Eu particularmente prefiro a alimentação 24Vac, porém o problema é que necessita câmeras compatíveis com 24Vac, que normalmente são mais caras e menos disponíveis no mercado. Porém para maiores distâncias a alimentação alternada de 24V tem perdas muito menores, além de uma queda de tensão no cabeamento igualmente menor, ou seja são o mais recomendado para a transmissão de alimentação a longas distâncias.

    Outras formas de alimentação é levar a alimentação elétrica e posicionar a fonte próxima a câmera, porém tem o custo mais alto do cabeamento elétrico.

    #28900
    bogus_rj
    Participante

    OBRIGADO PELA RESPOSTA.

    Em relação a utilização de voltagens de 24vdc eu também reparei que em uma câmera que utiliza duas voltagens de 12vdc e 24 vac a quantidade de amperagem consumida utilizando a corrente dc é duas vezes maior do que na corrente ac.

    será que é por isso que as fontes que utilizo para alimentar câmeras com linhas de 12 vdc a longas distâncas queimam mais rápido.
    um dia eu li que alimentar 12vdc a longa distância forçaria a fonte.

    imagino que seja por causa da amperagem.

    e em questão da imunidade de ruido, a alguma diferença entre a linha de 12vdc e a linha de 24vac?

    #28919

    Olá amigo,

    Vale a lei de OHM:

    P = V x I

    Mas como o que gera a perda no cabo é a corrente elétrica uma corrente maior aumenta a queda de tensão no cabo e reduz a distância de alimentação. Além disso por sua própria natureza a corrente alternada tem menores perdas no cabeamento do que a contínua.

    Veja também nossas ferramentas de cálculo:

    http://www.guiadocftv.com.br/modules/ferramentas/pag_power.php

    http://www.guiadocftv.com.br/modules/ferramentas/pag_cabo.php

    Em relação a forçar a fonte, vai depender da carga da câmera e não do cabeamento, o cabeamento vai gerar queda de tensão e ao invés de chegar 12V na câmera vai chegar menos, tipo 10 ou 9V, por exemplo.

    Quanto a imunidade a linha de 24V normalmente é mais robusta quanto a interferências pois parte do circuito da fonte está dentro da câmera e normalmente tem melhor qualidade do que fontes simples, no caso de boas câmeras.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.