RS-485

« Back to Glossary Index

O RS-485, também conhecido como EIA-485, é uma versão atualizada dos protocolos RS-232 e RS-422 que suporta até 256 dispositivos na mesma conexão. O RS-485 é uma especificação elétrica de conexão serial multiponto, half duplex sobre um par de fios. Essa especificação permite a configuração de redes locais de baixo custo e links de comunicação multidrop.

Oferece alta velocidade de transmissão de dados (até 10Mbit/s) e, como usa uma linha diferencial balanceada em par trançado (como o RS-422), pode alcançar distâncias relativamente grandes até 1220 metros. O RS-485 só especifica as características elétricas do driver e do receptor. Não especifica nem recomenda nenhum protocolo de dados específico.

Em sistemas de vigilância e CFTV, o RS-485 é normalmente usado como rede de comunicação para permitir que computadores e controladores remotos controlem o movimento de câmeras móveis, PTZ e Speed Domes em operações de panoramização, inclinação, rotação e zoom.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.