Aceleradora Gráfica

« Back to Glossary Index

Uma placa aceleradora gráfica é destinada a aliviar a carga de trabalho sobre o processador, executando muitas das tarefas especializadas de vídeo que sem a aceleradora ficam a cargo do processador principal. Ao arrastar uma janela por exemplo, o processador apenas transmitirá à placa de vídeo: “Arrastar a janela x para a posição y” e a placa de vídeo fará o resto do trabalho. Todas as placas de vídeo atuais possuem estes recursos. Se você abrir o painel de controle do Windows, e abrir a janela “sistema”, encontrará uma guia que permite diminuir ou mesmo desativar a aceleração de vídeo, o que obviamente só deverá ser feito no caso de problemas com a placa. Vale lembrar que esta aceleração visa apenas diminuir o trabalho do processador quando lidamos com imagens bidimensionais, não tendo nada a ver com a geração de gráficos 3D.
Em Workstations e estações de trabalho para CFTV é extremamente recomendada a utilização de placas aceleradoras de vídeo avançadas, principalmente quando a resolução, taxa de quadros e número de câmeras aumenta, bem como quando trabalhamos com mais de um monitor. Este tipo de placa irá garantir imagens de melhor qualidade com um melhor desempenho do sistema.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.