Appliance

« Back to Glossary Index

A tradução mais simples para este termo é simplesmente aplicação ou ferramenta. No mundo da informática, as Appliances são computadores pré-configurados para executar uma tarefa específica, como servir para compartilhar a conexão com a Web ou como um servidor de vídeo, firewall para a rede, servidor multimídia, como um sistema de caixa registradora e leitor de código de barras, um centro de multimídia, um centro de controle de um sistema de automatização doméstica e assim por diante.

As possibilidades são quase infinitas. A chave para desenvolver uma boa Appliance é a facilidade de uso. É o tipo de dispositivo que deve ser o mais parecido possível com um eletrodoméstico, do tipo que o usuário simplesmente liga na tomada (ou na rede) e sai usando, sem precisar de nenhuma configuração complicada nem de treinamento.
A maioria dos sistemas de automação bancária utiliza este tipo de arquitetura para os terminais de auto-atendimento.
Muitos fabricantes de sistemas de gerenciamento de CFTV IP fornecem appliances que são servidores customizados para aplicações de vídeo com software e hardware dimensionados para as aplicações de vídeo. Possuem hardware dedicado e compatibilizado, bem como ferramentas de proteção contra a perda de dados e contra acessos indevidos

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.