Decodificador

« Back to Glossary Index

Um decodificador ou decoder é um dispositivo, circuito, programa, algoritmo que busca a reconstrução de informações de um sinal ou transmissão de outro formato de mídia. Um decodificador deve obedecer determinados padrões e convenções utilizadas no processo de codificação. Entre os objetivos da padronização estão a compatibilidade, precisão, sigilo, velocidade e comparação.

Em sistemas de CFTV o sinal de entrada para um decodificador de vídeo analógico é um sinal de vídeo analógico ou sinal em conformidade com um formato padrão, como NTSC ou PAL por exemplo.

Em sistemas de CFTV IP um decodificador ou decoder é um dispositivo destinado a receber sinais codificados de dispositivos de vídeo em rede como câmeras IP, encoders e gravadores e converter este sinal em outro padrão de vídeo ou formato de compactação ou ainda criar fluxos de vídeo destinados a exibição em monitores ou entrada em outros dispositivos de processamento de vídeo.

Veja também codificador e decoder.

 

 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.