Multiplex

« Back to Glossary Index
O termo multiplex ou multiplexação diz respeito à operação de múltiplas funções em gravadores de vídeo, tanto analógicos como Time-Lapses, VCRs e também gravadores digitais como DVRs, NVRs e VMS.
O termo surgiu ainda com os primeiros processadores de vídeo como Quads e Multiplexadores analógicos para diferenciar equipamentos capazes de realizar mais de uma função simultaneamente como quads e multiplexadores.
Em relação a operações multiplexadas existem equipamentos Simplex, Duplex, Triplex e Pentaplex, com respectivamente definem o número de capacidades do dispositivo que podem ser usadas simultaneamente:
Simplex Simplex é um dispositivo de processamento ou gravação de vídeo capaz apenas de executar um tipo de tarefa por vez, seja gravação ou reprodução, como um time-lapse analógico ou multiplexador simplex.
Duplex Duplex é um dispositivo de processamento ou gravação de vídeo que pode executar duas funções simultâneas, como gravar e configurar a exibição do monitor. Ex. Multiplexador Duplex.
Triplex – Os dispositivos triplex são capazes de executar três tarefas ao mesmo tempo geralmente gravação, reprodução e zoom ou outras funções da tela. Os gravadores digitais DVR e NVR mais simples possuem a função triplex.
Pentaplex – Os dispositivos Pentaplex podem executar até seis operações diferentes ao mesmo tempo. Os DVRs, NVRs e VMS mais modernos em geral são todos os dispositivos Pentaplex que podem gravar, reproduzir, exibir ao vivo, exibir ao vivo remoto, pesquisar remotamente e alterar a configuração remota simultaneamente, entre outras funções conforme o tipo de equipamento.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.