Resolução

« Back to Glossary Index

A resolução descreve o nível de detalhe que uma imagem é capaz de reproduzir, a partir das características do conjunto opto-eletrônico na gravação e na reprodução.

O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam mais detalhes e informações na imagem o que é essencial em aplicações de segurança e videomonitoramento.

A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. As unidades de resolução podem ser ligadas a tamanhos físicos (por exemplo, linhas por mm, linhas por polegada etc.) ou ao tamanho total de uma figura (linhas por altura da imagem, também conhecidas simplesmente por linhas ou linhas de televisão). Ademais, pares de linhas são usados frequentemente em vez de linhas individuais. Um par de linhas é constituído de uma linha apagada e uma linha acesa adjacentes, enquanto “linhas” contam ambas as linhas apagadas e acesas. Uma resolução de dez linhas por mm significa cinco linhas apagadas alternando com cinco linhas acesas, ou cinco pares de linhas por mm. As resoluções de lentes fotográficas e filmes são mais frequentemente citadas como pares de linhas por mm.

Em uma câmera geralmente é limitada pelo sensor de imagem que transforma a luz em sinais discretos e capacidade óptica da lente. Quanto mais brilhante a imagem em um determinado ponto do sensor, maior o valor lido para esse pixel. Atualmente em CFTV a resolução é definida em uma matriz de pixeis horizontais e verticais, como por exemplo 1920 x 1080, que define a resolução do padrão Full HD.

Veja também a definição na Wikipedia.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.