Speed-Dome

« Back to Glossary Index

Câmeras Speed Dome são cameras dome móveis avançadas com recursos de movimento PTZ em alta velocidade e grande capacidade, muito utilizadas em locais internos com grandes dimensões e áreas externas, como monitoramento urbano em vias publicas e áreas de perímetros, patios e estacionamentos.

Caracterizam-se por uma quantidade de recursos de processamento de vídeo e movimento, bem como grande capacidade de zoom óptico e digital, possibilitando muitas vezes a captação de imagens a mais de 2 km de distância dependendo do equipamento. Apresentam também uma velocidade de movimento e precisão de controle muito grande.

Permitem a configuração de áreas de interesse e foco rápido, os chamados presets que são pontos de monitoramento em coordenadas específicas e com um nível de zoom pré-configurado.

Câmera Speed Dome - PTZ
Câmera Speed Dome – PTZ

Alguns equipamentos possuem também outros recursos de movimento como tours que são sequencias de movimentos ou de presets, patrulhas ou percursos que são sequencias de movimentos gravados que podem ser acionados manualmente ou de forma automática, movimentos de alarme por detecção em determinada área da imagem e também os recursos de acompanhamento de movimento denominado auto-track ou rastreamento, onde a câmera segue e acompanha um alvo em movimento.

As câmeras Speed-dome em geral são aplicadas onde existem operadores para comandar a movimentação através de um teclado de comando, joystick ou comando via software, de forma a identificar de maneira clara onde a câmera deve focar e qual parte da imagem deve ser monitorada.

Alguns fabricantes denominam como Smart-Domes, Cyber-Domes, High Speed-Dome, Fast Dome, etc.

Vej

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.