Conheça as vantagens da tecnologia dual channel

Listen to this article

Ao escolher a memória, você deve ter ouvido o conselho de comprar seus módulos em pares, afinal, o dual channel só é ativado dessa maneira. Mas, você sabe para que serve essa tecnologia, e por que ela é tão importante?

A tecnologia dual channel consiste na utilização de dois módulos de memória RAM que possuem as mesmas características – tamanho, frequência e latência –, possibilitando o processador a se comunicar com esses dois módulos de forma simultânea. Dessa forma, o processador consegue “dobrar” a performance dos pentes, entregando menor tempo de resposta para as atividades feitas. É possível perceber essa melhoria em boa parte das tarefas realizadas no computador, principalmente se você gosta de jogar no PC.

Lembrando que a sua placa mãe também precisa suportar essa tecnologia para que você consiga ter esse ganho de desempenho. Se ela não suportar, mesmo que você compre módulos de memória com características semelhantes, a tecnologia não será disponibilizada. A forma como elas são instaladas também é bem importante.

Se a sua placa mãe tem suporte a tecnologia e possui somente dois slots para a instalação dos módulos, é bem simples: basta colocar os pentes de memória e pronto. A tecnologia estará ativada. Se sua placa mãe já conta com quatro slots, o processo muda um pouco. Nesse caso, é necessário instalar os módulos de memória de forma alternada.

Testes Práticos

Foram utilizados dois programas diferentes para avaliação da performance na utilização da tecnologia dual channel. O primeiro, Call of Duty: Warzone; já o segundo, o programa de benchmark Cinebench R20.

Ressaltando que as configurações gráficas do jogo Call of Duty: Warzone foram as mesmas em ambos os testes, conforme demonstrado abaixo:

Esses testes foram realizados com dois kits de módulos de memória diferentes. O primeiro teste foi realizado com o kit Fury Renegade, da Kingston, com as seguintes especificações:

  • Nome: Kingston Fury Renegade;
  • DDR: DDR4;
  • Tamanho: 2×8 GB (16 GB total);
  • Clock base: 3200 MHz;
  • Latência base: CL16.

O segundo kit utilizado no teste foi o Fury Beast, também da Kingston:

  • Nome: Kingston Fury Beast;
  • DDR: DDR4;
  • Tamanho: 2×8 GB (16 GB total);
  • Clock base: 3600 MHz;
  • Latência base: CL17.

Com o primeiro kit de memória – Kingston Fury Renegade –, sem utilizar a tecnologia dual channel, foi atingido o pico máximo de 84 FPS, e o mínimo, de 74 FPS em Call of Duty: Warzone. Para os fãs de jogos de tiro, um número não muito agradável.

O segundo kit – Kingston Fury Beast – também não teve números muito satisfatórios em single channel. O maior FPS atingido foi 94, enquanto o menor, 64.

Com a instalação desses mesmos dois pares de módulos de memória agora em dual channel, os números ficaram bem diferentes em ambos os cenários. O pico máximo do kit Renegade foi para 136 FPS, enquanto o mínimo, em 102 FPS. Por fim, o kit Beast atingiu 116 FPS como maior número, e 94 FPS como menor número.

Conclusão

O dual channel é imprescindível se você é o tipo de usuário que prioriza performance ao utilizar seu computador. Através dos testes práticos é possível perceber que o desempenho — principalmente em jogos — aumenta consideravelmente ao utilizarmos a tecnologia dual channel.

Quando estamos realizando diversas tarefas no PC — jogar, renderizar vídeos, streamar jogos, etc. —, o dual channel se torna item indispensável na nossa máquina.

A memória RAM tem como objetivo entregar as informações e comandos para o nosso processador. A nível de exemplificação, é como se as memórias fossem um caderno para a CPU, em que ele anota tudo o que é necessário fazer para os processos acontecerem.

Assim que ativamos a tecnologia dual channel, a performance das memórias é dobrada, o que faz com que as informações cheguem de maneira mais rápida ao processador, que, naturalmente, realizará as atividades de forma mais eficiente.

origem: https://canaltech.com.br/hardware/memoria-ram-conheca-as-vantagens-da-tecnologia-dual-channel-191737/Link Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.